Escritora retorna à escola na Cidade Tiradentes

No dia 16 de Março, nos períodos da manhã e tarde, a autora de literatura infantil Ana Stoppa estará pela segunda vez na EMEF Professora Maria Aparecida do Nascimento, na Cidade Tiradentes, em São Paulo (SP), ocasião em que escola inaugurará sua nova biblioteca e a escritora distribuirá gratuitamente seus livros às crianças dos primeiros anos.

dino

São Paulo (SP), 13/03/2018 –

No dia 16 de Março, nos períodos da manhã e tarde, a autora de literatura infantil Ana Stoppa estará pela segunda vez na EMEF Professora Maria Aparecida do Nascimento, na Cidade Tiradentes, em São Paulo (SP), ocasião em que escola inaugurará sua nova biblioteca e a escritora distribuirá gratuitamente seus livros às crianças dos primeiros anos. Em Maio de 2017, Stoppa esteve na escola e doou cerca de 900 exemplares de suas obras para os alunos da escola.

Nessa segunda visita, Ana Stoppa doará seus livros para os novos alunos das 1ª séries A, B e C. Os livros que serão entregues são: “Caó O Cavalinho de Um Olho Só”, “Cacau o Cachorrinho Legal” e “O Ronrom do Bombom”, obras que abordam a inclusão social, a amizade e o respeito aos animais, respectivamente, totalizando 100 exemplares.

Esta ação faz parte do projeto voluntário de incentivo à leitura, idealizado pela escritora em 2012 para incentivar a leitura. A partir de então, a autora passou a editar os seus livros, custeados com recursos de seu trabalho na área jurídica, visando despertar nos alunos da educação infantil e ensino fundamental matriculados em escolas públicas, a importância de se desenvolver o hábito da leitura, tanto como conhecimento, como lazer. O foco para atender a demanda são as escolas localizadas em bairros da periferia, cujos pedidos formulados pelos estabelecimentos de ensino são atendidos na medida do possível.

Para a escritora, é de suma importância o contato do autor com as crianças, por isso como parte do projeto consta a presença em cada estabelecimento de ensino beneficiado. Segundo Stoppa, não adianta fazer um projeto bom e bem ilustrado se este não chegar até as crianças. “Por isso entendo como é imprescindível visitar as escolas, entregar os livros em mãos, sempre após um bate papo com os estudantes, respondendo perguntas, prestando esclarecimentos de como se faz um livro, motivando as gerações futuras para que estas despertem no sentido de que vivemos em sociedade, e por isso a colaboração é essencial e a educação o único caminho para que a criança se desenvolva equilibrada e preparada em todos os sentidos. E isso se revela um grande marco toda vez que uma criança, incentivada pelo educador, o qual reporto como a alma dos livros – pois estes são quem transmite em um primeiro momento a mensagem do autor – descobre o gosto pela leitura”, destaca a autora.

Até o momento, Ana Stoppa possui 27 livros publicados nos gêneros: literatura infantil, literatura infantojuvenil, poesia e pensamentos. Do início do projeto até o final de 2017 foram distribuídos gratuitamente cerca de 60 mil livros e visitadas 112 escolas públicas municipais e estaduais em várias regiões do Brasil, bem como Portugal e Itália e, ainda, o envio periódico de livros para Angola.

LANÇAMENTOS FUTUROS
“O Rio Que Era Doce”, obra que retrata a tragédia de Mariana (MG), destinada ao público infantojuvenil, terá uma nova tiragem lançada neste semestre em várias unidades escolares, bem como na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Santo André, por meio da Comissão de Meio Ambiente, presidida pela também advogada Rosa Ramos.

Para o público infantil, faixa etária 8-11 anos, Stoppa lançará nas escolas, seu mais recente trabalho com foco no meio ambiente: “O Tatu Teotônio em Busca do Planeta Perfeito”. No prelo: “Gigi a Joaninha Ambientalista”, “Aninha A Embaixatriz das Fadas” e “Tem Gente De Todo Jeito”.

A autora pretende alcançar a marca dos 100 mil livros doados no ano de 2018. Além dos livros, a autora escreve artigos, crônicas, pensamentos e literatura infantojuvenil, contabilizando 2.400 textos produzidos.

Nos planos da escritora para ainda este ano está uma Editora própria – Morada das Fadas -, em vias de lançamento, para atender a demanda das escolas particulares, porém Stoppa adianta que o projeto de doação de parte de suas obras continuará, visando atender o maior número de estudantes matriculados nas escolas públicas.

SERVIÇO
ANA STOPPA VISITA EMEF PROFª MARIA APARECIDA DO NASCIMENTO
Data: 16/03/2018
Local: EMEF Profª Maria Aparecida do Nascimento (Rua Edson Danillo Dotto, 700 – Conjunto Habitacional Santa Etelvina II, São Paulo/SP)
Horário: a partir das 13h30
Mais informações: Débora Luz (assessora de imprensa) – deboraluz.jornalismo@gmail.com – (11) 9.9957-4551

*** A imprensa está convidada a acompanhar as atividades ***

Website: https://www.facebook.com/escritoraanastoppa/

Compartilhe: