Agentes da Asfixia recebem treinamento de direção policial do Tigre

Texto de Ascom

Com intuito de aprimorar as habilidades técnicas de direção policial, os 18 policiais civis da Asfixia, que estão participando do curso teórico e prático de Alinhamento Operacional, estiveram nos dias 27 e 28 em um treinamento específico de direção tática, ministrado pelos agentes do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre).

Nessa fase do curso, os policiais tiveram a oportunidade de aprender noções de direção defensiva, ofensiva e evasiva, desbloqueio tático, técnicas de equilíbrio de VTR, ergonomia do piloto, regulagem de espelhos reduzindo pontos cegos, giros, slalon curto e longo, estratégias de condução, entre outros métodos importantes para o desempenho do trabalho policial.

O coordenador da instrução, o policial civil José Corrêa Jr., explicou que para o treinamento foram utilizadas viaturas, como uma caminhonete L200 Triton automática e uma Pálio Weekend. O treinamento contou também com o auxílio do policial do Tigre, Gilson Neto.

“Após as instruções, colocamos em prática todos os exercícios realizando um circuito com todas as técnicas ensinadas”, disse Corrêa Jr.

Para a agente Camilla Alves, integrante da Asfixia, o curso está sendo fundamental para a qualificação dos policiais. “Apesar do curto espaço de tempo, o curso está bem completo. Os instrutores são ótimos e as disciplinas escolhidas são direcionadas para o trabalho desenvolvido por nós. Cumprimos mandados, entregamos intimação, e nessas funções precisamos conhecer e alinhar as técnicas para agir com segurança”, frisou Camilla.

Veja também  Detran busca conscientizar motoristas alagoanos no período das festas juninas

Outras etapas

Durante esta semana, os participantes do curso já passaram por instruções de Defesa Pessoal, desenvolvendo técnicas de imobilização e condução, Investigação Criminal e Atendimento Pré-Hospitalar.

Além de aulas de Tiro Policial com pistola e arma longa, houve parte teórica de manuseio e emprego de arma de fogo, Entradas Táticas e Abordagem Policial, orientadas pelos policiais da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit).

Os policiais ainda terão, na próxima semana, aulas práticas de Tiro Policial, coordenadas pelos agentes da Oplit, que acontecerão no Centro Alagoano de Tiro Olímpico (Cato).

O curso de Alinhamento Operacional, promovido pela Gapocal (Gerência da Academia da Polícia Civil /AL), teve início no dia 23 e se estenderá até o dia 31 de outubro. O gerente da Gapocal, delegado Antônio Carlos Lessa, ressaltou que o objetivo do treinamento é promover o aprimoramento das técnicas policiais de atuação, para manter o nivelamento nas atividades de enfrentamento à criminalidade.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: