Agentes penitenciários participam de ações para promoção da saúde

Texto de Mayara Wasty

Os cuidados com a saúde são imprescindíveis para qualquer pessoa. Para quem trabalha na segurança pública, a atenção deve ser redobrada, devido às especificidades da profissão. Pensando nisso, a Gerência de Saúde da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) iniciou, nesta quarta-feira (29), uma ação voltada aos agentes penitenciários do Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (Gerit).

Os servidores podem realizar testes rápidos para detecção de hepatite, sífilis e HIV, aferir a pressão, medir a glicemia capilar, além de receber a vacinação para imunização de vírus. A intenção da Gerência de Saúde é atender todos os 75 profissionais que integram o Gerit. Os próximos atendimentos ocorrerão na próxima quarta-feira (30) e em abril, dias 5, 6 e 12, sempre a partir das 9h.

O supervisor do Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática, Milton Pereira, explica que a ação é uma forma de valorizar o servidor, garantindo o seu bem-estar.

“Buscamos firma uma parceria com a Gerência de Saúde para promover mais qualidade de vida para os agentes penitenciários, tendo em vista a peculiaridade de nossa missão, que é de alto risco, complexa”, comenta.

A coordenadora de Enfermagem da Seris, Polyana Cavalcante, explica que associar cuidados com a saúde a hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas, é importante para uma vida equilibrada. “A gente precisa associar saúde, segurança e atividade física. Quando detectamos alguma coisa orientamos o servidor para que busque cuidados e tenha uma qualidade de vida melhor”, falou.

Veja também  Emater e Fapeal avaliam resultados de projetos de assistência técnica rural

A Gerência de Saúde possui um Núcleo de Atenção Psicossocial ao Servidor Penitenciário (NAPSP), que disponibiliza atendimentos nas áreas religiosa, médica, odontológica, psicológica e social, além de realizar campanhas educativas com foco na segurança do trabalho. O núcleo funciona diariamente das 8h às 16h, no Centro Administrativo do Complexo Penitenciário.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: