Alagoana visita sua escola após 59 anos fora do Estado

Texto de Ana Paula Lins

O amor pelo Recife inspirou Capiba a compor “Voltei”, um dos maiores clássicos do frevo e da música brasileira. E foi movida por uma saudade similar que a alagoana Helenice Moraes retornou a Maceió esta semana após quase 60 anos longe de sua terra natal. Seu primeiro programa na capital alagoana? Visitar a instituição onde estudou, a Escola Estadual Princesa Isabel, no Cepa. Uma coincidência que não poderia ser mais feliz, visto que, nesta sexta-feira (7), a unidade de ensino comemora 85 anos de existência.

Helenice estudou na escola no final dos anos 50 e, em 1958, partiu para São Vicente, na Baixada Santista, onde escreveu uma história feliz ao lado de esposo, filhos e netos. Mas a distância também aumentou a saudade pela terra natal e, quando surgiu a oportunidade de rever Alagoas, ela não pensou duas vezes.

“Estou muito feliz, pois, por todos esses anos, sempre quis voltar. Maceió é muito linda”, diz Helenice, que veio acompanhada pelas filhas Helena e Heleni e por dois netos.

Lembrança

Na Escola Princesa Isabel, Helenice foi recepcionada pelas diretoras Sônia Suely e Vaquíria Balbino, que fizeram que questão de mostrar a instituição – hoje uma unidade de ensino integral – aos visitantes. “É muito emocionante rever esta escola. Lembro que minhas professoras eram muito gentis”, relata Helenice.

Veja também  Campanha Alagoas te faz feliz terá nova exposição fotográfica

As filhas Helena e Heleni contam que a unidade de ensino é a principal lembrança da mãe em relação a Maceió. “Ela tem um carinho muito grande pela Princesa Isabel e quando decidimos vir a Maceió, sabíamos que tínhamos que trazê-la aqui”, afirma Helena. “Não houve um único dia em que ela não nos falou desta escola” brinca Heleni.

Para a diretora-geral Sônia Suely, a visita de dona Helenice e sua família foi uma feliz coincidência. “Sinto-me muito emocionada por receber uma visita tão especial como a dona Helenice, que estudou aqui há tanto tempo. Além disso, sua vinda coincidiu com a comemoração de nossos 85 anos”, frisa a gestora.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: