Atividades e serviços movimentam o Cras Dom Adelmo no Prado

O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado tem uma programação recheada de atividades durante a semana, com os quase 200 usuários que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O Cras é um equipamento social da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e as atividades são desenvolvidas nos grupos de crianças, adolescentes, idosos e mulheres, sob a supervisão dos técnicos e dos facilitadores de arte, cultura e educação física, em parceria com outras instituições.

As crianças e os adolescentes participaram de uma oficina de biscuit ministrada pela facilitadora de arte e cultura do Cras Dom Adelmo Machado. A garotada recebeu orientações da equipe técnica da unidade sobre o combate ao trabalho infantil e lições de higiene bucal e pessoal, bem como sobre as regras de convivência. A meninada se reúne todas as terças e quintas-feiras nos dois períodos. O trabalho de prevenção é realizado em parceria com a Unidade de Saúde da Família Durval Cortez.

Combate à Microcefalia

Um grupo de oito gestantes foi orientado sobre a prevenção do Zika Vírus, que transmite a microcefalia para bebês ainda em gestação. As futuras mamães reforçaram o aprendizado no combate ao mosquito Aedes aegypti, que também transmite a dengue e a chikungunya. As gestantes se reúnem todas as segundas-feiras pela manhã. O trabalho tem o apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Já as mulheres da Associação Motivarte colocaram a mão na massa confeccionam moldes para o trabalho com a renda renascença. A presidente do Motivarte, Maria Cristina, vai ministrar o curso de renascença que também contará com a participação do grupo de Mulheres do Cras Pitanguinha e o grupo de mulheres do Poço. As artesãs e costureiras também fabricaram moldes de peças de roupas para serem utilizadas na moda verão 2018.

Veja também  Estado alcança maior alta de crescimento do país no setor de Serviços

Mulheres artesãs

“O trabalho do Motivarte se profissionalizou e dois dias da semana são dedicados para a produção das peças que são comercializadas pelas artesãs”, diz a coordenadora do Cras Dom Adelmo Machado, Djane Araújo. O grupo de mulheres se reúne nas tardes das segundas, terças e quartas. Além do trabalho do Motivarte, as meninas participam de atividades físicas, da zumba e recebem orientações sobre os direitos sociais, em particular os direitos das mulheres, a saúde e a autoestima feminina.

Já o grupo de idosos continuou com as atividades da oficina de conscientização alimentar, com a nutricionista da Coordenação da Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os idosos também participaram de atividades com os profissionais da Uncisal sobre equilíbrio. O Cras Dom Adelmo Machado fica na Rua João Ulisses Marques, 112, Prado. O número do telefone é o 3315-1586.

Ascom Semas

Compartilhe: