Atividades e serviços movimentam o Cras Dom Adelmo no Prado

O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado tem uma programação recheada de atividades durante a semana, com os quase 200 usuários que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O Cras é um equipamento social da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e as atividades são desenvolvidas nos grupos de crianças, adolescentes, idosos e mulheres, sob a supervisão dos técnicos e dos facilitadores de arte, cultura e educação física, em parceria com outras instituições.

As crianças e os adolescentes participaram de uma oficina de biscuit ministrada pela facilitadora de arte e cultura do Cras Dom Adelmo Machado. A garotada recebeu orientações da equipe técnica da unidade sobre o combate ao trabalho infantil e lições de higiene bucal e pessoal, bem como sobre as regras de convivência. A meninada se reúne todas as terças e quintas-feiras nos dois períodos. O trabalho de prevenção é realizado em parceria com a Unidade de Saúde da Família Durval Cortez.

Combate à Microcefalia

Um grupo de oito gestantes foi orientado sobre a prevenção do Zika Vírus, que transmite a microcefalia para bebês ainda em gestação. As futuras mamães reforçaram o aprendizado no combate ao mosquito Aedes aegypti, que também transmite a dengue e a chikungunya. As gestantes se reúnem todas as segundas-feiras pela manhã. O trabalho tem o apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Já as mulheres da Associação Motivarte colocaram a mão na massa confeccionam moldes para o trabalho com a renda renascença. A presidente do Motivarte, Maria Cristina, vai ministrar o curso de renascença que também contará com a participação do grupo de Mulheres do Cras Pitanguinha e o grupo de mulheres do Poço. As artesãs e costureiras também fabricaram moldes de peças de roupas para serem utilizadas na moda verão 2018.

Veja também  Rei Pelé: Estádio se transforma na casa de todas as modalidades esportivas

Mulheres artesãs

“O trabalho do Motivarte se profissionalizou e dois dias da semana são dedicados para a produção das peças que são comercializadas pelas artesãs”, diz a coordenadora do Cras Dom Adelmo Machado, Djane Araújo. O grupo de mulheres se reúne nas tardes das segundas, terças e quartas. Além do trabalho do Motivarte, as meninas participam de atividades físicas, da zumba e recebem orientações sobre os direitos sociais, em particular os direitos das mulheres, a saúde e a autoestima feminina.

Já o grupo de idosos continuou com as atividades da oficina de conscientização alimentar, com a nutricionista da Coordenação da Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os idosos também participaram de atividades com os profissionais da Uncisal sobre equilíbrio. O Cras Dom Adelmo Machado fica na Rua João Ulisses Marques, 112, Prado. O número do telefone é o 3315-1586.

Ascom Semas

Compartilhe: