Campanha de vacinação Imuniza e Humaniza será retomada nesta segunda (4)

Texto de Victor Costa

Imunizar 100% da população carcerária, esse é o objetivo da Gerência de Saúde da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) A campanha Imuniza e Humaniza será retomada entre os dias 4 e 8 de junho. A expectativa é que mais de cinco mil doses da vacina contra o vírus da influenza sejam aplicadas nos presídios e prédios administrativos da Seris. No ato da vacina, é importante apresentar o cartão vacinação.

Iniciada no final de maio, a campanha havia sido suspensa em razão da paralisação dos caminhoneiros. Vale lembrar que o ambiente de confinamento dos presídios torna os reeducandos e servidores penitenciários mais vulneráveis a proliferação do vírus. Por isso, há um cuidado especial dos profissionais que integram a Gerência de Saúde, seja com mutirões e atendimentos individualizados, diariamente.

Estudos apontam que a vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e aplicada pela Seris é a forma mais eficaz para prevenção da influenza, responsável por causar uma infecção viral aguda do sistema respiratório, que causa calafrios, mal-estar, dores de cabeça, musculares e de garganta, além de prostração e tosse seca. De acordo com a gerente de Saúde da Seris, agente penitenciária Larissa Vital, além da vacina, há um trabalho educativo importante.

Veja também  IML cobra à Prefeitura solução do problema de vagas nos cemitérios públicos de Maceió

“Conscientizamos os servidores e apenados para que mantenham cuidados básicos todos os dias. Além da vacina, é necessário lavar as mãos e manter hábitos saudáveis de higiene. As únicas contraindicações para vacina contra influenza são para pessoas com história de reação anafilática em doses anteriores ou àquelas que tenham alergia grave relacionada ao ovo de galinha e seus derivados”, comenta a agente penitenciária Vital.

Confira o cronograma da Campanha Imuniza e Humaniza

Segunda-feira (4): Centro Administrativo do Complexo Prisional, das 9h30 às 16h;

Terça-feira (5): Sede da Seris, das 9h às 14h, e Casa de Custódia, das 8h30 às 16h;

Quarta-feira (6): Presídio Cyridião Durval, das 8h30 às 16h;

Quinta-feira (7): Penitenciário de Segurança Máxima, das 8h30 às 16h;

Sexta-feira (8): Presídio de Segurança Máxima, das 8h30 às 14h.

Mais informações podem ser obtidas na Gerência de Saúde, situada no Centro Administrativo do Complexo Prisional.

Fonte: Agência Alagoas
Fotos: Jorge Santos
Compartilhe: