Casal é finalista no 8º Concurso de Ações Inovadoras do Estado

Texto de Oldemburgo Neto

Integrar os sistemas de informações geográficas (SIG) e o de medição e controle de perdas rendeu à Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) a condição de finalista do 8º Concurso de Ações Inovadoras, idealizado pelo Governo do Estado e promovido pela Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).

O projeto inscrito pela Casal é de autoria do engenheiro Wanderson da Silva, que exerce a função de técnico industrial na empresa, sob a coordenação da Gerência de Desenvolvimento Operacional (Gedop). Intitulado “Programa Sigmetro”, o sistema integrado permite à Companhia otimizar os processos de identificação, medição e controle de perdas com o auxílio da tecnologia de geolocalização.

“Hoje nós temos um índice de perdas de 53%. Com o Sigmetro em ação, estimamos diminuir essa porcentagem para 39% em até quatro anos”, revelou Wanderson. A ferramenta vem sendo utilizada pela Casal desde 2016, a partir dos cursos de modelagem hidráulica e geoprocessamento.

“Estamos obtendo melhores resultados na medida em que vamos implementando o sistema nos Distritos de Medição e Controle (DMC). Começamos esse trabalho no DMC da zona baixa de Maceió, que corresponde aos bairros do Prado e Trapiche. No interior, as cidades de Messias, Palmeira dos Índios, Senador Rui Palmeira e Piranhas estão em fase inicial para a operação do Sigmetro”, disse o autor do programa.

Veja também  Sesau apoia campanha para cirurgias de fissura labiopalatina

Para o gerente de Desenvolvimento Operacional da Casal, Antônio Fernando, a ação garante à empresa um grande salto em gestão. “O Wanderson já vinha desenvolvendo esse trabalho há cinco anos, o que faltava era justamente aplicarmos essa ferramenta no dia-a-dia da Casal. Estamos distribuindo a operação desse processo em todas as Unidades de Negócio da capital e do interior, o que significará um enorme ganho nas áreas comercial e operacional da Companhia”, revelou o gestor.

A solenidade de premiação dos órgãos vencedores acontecerá na próxima terça-feira (7), às 10h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: