Christian Teixeira apela para a mulher continuar vigilante contra o câncer de mama

Texto de Ascom Semarh

A Campanha Outubro Rosa termina nesta terça-feira (31), mas o apelo do secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, é que as mulheres alagoanas mantenham-se vigilantes durante todos os dias do ano, cuidando-se e procurando regularmente o médico para exames preventivos que podem diagnosticar o câncer de mama. “Este foi o alvo da campanha realizada durante todo este mês”, lembrou o titular da Sesau.

Desenvolvida em Alagoas pela Rede Feminina de Combater ao Câncer, a campanha, que contou com diversas ações da saúde pública estadual, de acordo com o secretário, deveria continuar o ano inteiro, pois assim teria um alcance ainda mais amplo. “Mas as ações despertando a conscientização feminina para os cuidados preventivos são permanentes na Sesau”, disse o secretário.

Nas recomendações da Sesau, a prevenção ao câncer de mama, além do diagnóstico, inclui a manutenção do peso adequado com dieta pobre em gordura animal, atividade física, autoexame (a própria mulher ter o hábito de examinar sua mama) e outras medidas simples que evitam um problema bem mais sério e bem mais complicado quando encontrado numa fase avançada.

Na segunda-feira (30), no Hospital da Polícia Militar, no Centro de Maceió, a médica Josenete Marques proferiu uma palestra, lembrado a importância de o câncer de mama ser diagnosticada ainda no início. “O diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento e diminuição de sequelas”, disse a médica, reforçando a campanha de conscientização no Outubro Rosa.

Veja também  Alagoanos disputam o Brasileiro de Wrestling Junior no Rio de Janeiro

No Hospital da PM funciona o Ambulatório do Hospital Geral do Estado (HGE). A palestra contou com a presença da gerente de atenção hospitalar, Maria da Penha César, como parte das atividades de encerramento da campanha dedicada à conscientização da mulher sobre a prevenção do câncer de mama.

A iniciativa teve o propósito de lembrar e informar sobre os cuidados que as mulheres devem ter com a saúde. “Essa preocupação, como fez o secretário Christian Teixeira, deve ser constante. A mulher precisar realizar exames regularmente, além de procurar assistência médica, sempre que algo for identificado no autoexame”, explicou a gerente da Sesau.

A ação, de acordo com a coordenadora administrativa do Ambulatório, Taiza Vergete, foi promovida em parceria com a Polícia Militar. “A Polícia Militar tem a missão de proteger e servir a sociedade e evento como esse confirme bem o compromisso da Segurança Pública Estadual”, enfatizou a coordenadora. A palestra foi assistida por servidores e usuários do ambulatório.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: