Chuvas devem ficar dentro da normalidade nos próximos trimestre

Texto de Debora Rosset

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realizou na última quinta-feira (25) a II Reunião de Análise e Previsão Climática para o setor Leste do Nordeste. A pauta principal dos debates foi voltada para traçar um prognóstico da previsão do tempo para os próximos três meses.

Os trabalhos contaram com a participação dos Centros Estaduais de Meteorologia da Região Nordeste, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (FAEAL), no bairro de Jaraguá em Maceió.

Ao fim das atividades, o meteorologista da Sala de Alerta da Semarh informou que no próximo trimestre, entre os meses de junho, julho e agosto, Alagoas terá chuvas dentro ou abaixo da normalidade.

Ainda neste período, segundo o resultado da reunião, é importante ressaltar a possibilidade de ocorrer dez dias consecutivos sem chuva, além de chuvas moderada a forte, concentradas em poucas horas nos próximos três meses.

Essa situação ocorre na região Nordeste devido à permanência de temperatura ao longo da costa do Oceano Pacífico Sul.  O oceano Atlântico Tropical manteve a condição de leve de aquecimento nos dois hemisférios.  Essas condições mantiveram a zona de convergência intertropical mais ao norte de sua posição climatológica, e já sem influência no regime de chuvas do Leste do Nordeste do Brasil.

Veja também  Alagoas tem três novos voos em operação vindos de São Paulo e Brasília

Esse Boletim será atualizado na próxima Reunião de Análise e Previsão Climática que se realizará em Salvador, na Bahia, na segunda quinzena de junho deste ano.

Fonte: Agência Alagoas
Compartilhe: