Chuvas devem ficar dentro da normalidade nos próximos trimestre

Texto de Debora Rosset

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realizou na última quinta-feira (25) a II Reunião de Análise e Previsão Climática para o setor Leste do Nordeste. A pauta principal dos debates foi voltada para traçar um prognóstico da previsão do tempo para os próximos três meses.

Os trabalhos contaram com a participação dos Centros Estaduais de Meteorologia da Região Nordeste, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (FAEAL), no bairro de Jaraguá em Maceió.

Ao fim das atividades, o meteorologista da Sala de Alerta da Semarh informou que no próximo trimestre, entre os meses de junho, julho e agosto, Alagoas terá chuvas dentro ou abaixo da normalidade.

Ainda neste período, segundo o resultado da reunião, é importante ressaltar a possibilidade de ocorrer dez dias consecutivos sem chuva, além de chuvas moderada a forte, concentradas em poucas horas nos próximos três meses.

Essa situação ocorre na região Nordeste devido à permanência de temperatura ao longo da costa do Oceano Pacífico Sul.  O oceano Atlântico Tropical manteve a condição de leve de aquecimento nos dois hemisférios.  Essas condições mantiveram a zona de convergência intertropical mais ao norte de sua posição climatológica, e já sem influência no regime de chuvas do Leste do Nordeste do Brasil.

Veja também  Fazenda alerta para que servidores não percam prazo da atualização cadastral

Esse Boletim será atualizado na próxima Reunião de Análise e Previsão Climática que se realizará em Salvador, na Bahia, na segunda quinzena de junho deste ano.

Fonte: Agência Alagoas
Compartilhe: