Comissão da Câmara Federal se surpreende com ações da Rede Acolhe

Texto de Victor Brasil

Há alguns anos, as ações para acolhimento de dependentes químicos desenvolvidas em Alagoas vêm sendo destaques e servindo de referência para políticas públicas sobre drogas em todo o país. Foi exatamente por isso que uma comissão de deputados federais realizou, nessa quinta-feira (21), uma visita técnica para conhecer as atividades da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).

A convite do deputado federal por Alagoas, Givaldo Carimbão, a comissão externa da Câmara Federal destinada a avaliar a situação de consumo de drogas entre jovens no Brasil conheceu diversos projetos da Seprev, sobretudo as ações desenvolvidas pela Rede Acolhe.

Segundo a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt, a iniciativa comprova o bom desenvolvimento da Rede Acolhe, que já serviu de modelo para diversos outros estados. “Já somos referência naquilo que fazemos. Mas nunca nos damos como satisfeitos e esta é a oportunidade ideal para debater o tema com pessoas que militam na área. Buscamos sempre fortalecer os nossos serviços para melhor atender os alagoanos que mais precisam”, garantiu a secretária.

Durante toda a tarde, a comitiva esteve reunida com técnicos da Seprev para conhecer as ações voltadas à prevenção da violência e promoção da cidadania, além das evoluções nas políticas para crianças e adolescentes e medidas socioeducativas.

“É importante o Brasil inteiro saber que, aqui em Alagoas, o trabalho de prevenção à violência é feito como um ciclo completo. Esse trabalho contribuiu, e muito, para a redução da criminalidade e para tirar o Estado das primeiras posições no ranking da violência”, destacou o deputado federal Givaldo Carimbão.

Veja também  Artesãos podem se inscrever em edital para feira nacional até esta quarta-feira (4)

No começo da noite, os visitantes conheceram as instalações do Centro de Acolhimento para Pessoas com Dependência Química, onde puderam ver de perto todo o processo de triagem e encaminhamento dos dependentes químicos para uma das 37 comunidades credenciadas ao Governo de Alagoas.

Logo em seguida, a comitiva seguiu para a Casa de Direitos, no bairro do Jacintinho, onde estiveram reunidos com os Agentes da Paz, que auxiliam no processo de reinserção social e produtiva dos dependentes químicos recuperados.

Para a coordenadora da comissão, a deputada federal pelo Maranhão Eliziane Gama, a visita técnica superou as expectativas, uma vez que está levando na bagagem muita informação e aprendizado. “Vi aqui um trabalho muito diferenciado, sobretudo no que se refere à prevenção da violência de crianças e adolescentes. Manter esse público longe do universo das drogas é construir um futuro diferente para todos”, enfatizou.

A visita técnica contou com a presença dos deputados federais Eliziane Gama (MA), Eros Biondini (MG) e Pastor Eurico (PE), e dos deputados estaduais de Sergipe, Maria Mendonça, Augusto Bezerra, Samuel Barreto e Antônio dos Santos. O encontro contou ainda com a presença do deputado estadual de Alagoas, Carimbão Júnior, e do juiz do Maranhão, Júlio Prazeres.

A comitiva segue com agenda em Alagoas nesta sexta-feira (22), quando visita duas comunidades acolhedoras no município de Marechal Deodoro.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: