Emissão de carteira de trabalho pelo Sine Alagoas aumenta 134,1% este ano

Texto de Thallysson Lopes

Do dia 1º de janeiro até o momento, a Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), emitiu 7.023 carteiras de trabalho, um aumento de 134,1% em relação ao número apresentado no mesmo período do ano passado quando atingiu o total de 3.000 emissões.

Considerada bastante significativo pelo secretário Arthur Albuquerque, a diferença evidencia, segundo ele, a política implantada na atual gestão do Governo de Alagoas de investir na melhoria do atendimento e qualidade do serviço ao usuário do Sine.

A estudante Letícia Maria Martins Lopes, de 17 anos, deu entrada na emissão da carteira de trabalho sonhando em breve ter a página de contrato de trabalho assinada com seu primeiro emprego.

“Desloquei-me até o SINE pensando que iria enfrentar uma fila interminável. Apesar de ter muita gente, para minha surpresa, fui rapidamente atendida. Num instante dei entrada no cadastro e agora é só aguardar para receber a carteira e iniciar minha vida profissional”, declarou.

O Ônibus

O secretário Arthur Albuquerque ressaltou ainda a participação do Ônibus do Trabalho e Emprego no resultado positivo alcançado pelo Sine de janeiro até o momento. “Do total de carteiras emitidas em 2017, cerca de 200 foram através do ônibus itinerante do Sine, o que demonstra a importância dessa ferramenta no processo de oferta dos direitos do cidadão em todos os cantos do Estado”, lembrou Albuquerque.

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Que diga o Jovem André Coité, de 19 anos. Ele utilizou o serviço do Ônibus do Trabalho e Emprego durante a campanha do Sine na Universidade Tiradentes (UNIT).

“Soube que o serviço do Sine estava próximo de casa e decidi dar entrada na 2ª via da emissão da carteira, pois já recebi um proposta para entrar no mercado de trabalho formal. Aguardei dentro do veículo, todo climatizado e quando, foi minha vez, o atendimento se deu de forma rápida”, afirmou.

Processo

Para quem for retirar a primeira carteira de trabalho, é necessário apresentar documentos como carteira de identidade, CPF e comprovante de residência, podendo a carteira de identidade ser substituída pela certidão de nascimento.

Para a segunda via, é obrigatório portar os mesmos documentos, incluindo o boletim de ocorrência caso a carteira de trabalho tenha sido roubada ou perdida e o espelho do PIS ativo.

Após a apresentação dos documentos, o servidor da Secretaria do Trabalho irá preencher a tabela do cadastro para gerar a carteira. Em seguida, será coletada a imagem, a impressão digital, bem como a assinatura. A carteira estará disponível dentro de 15 a 20 dias úteis.

A emissão da carteira de trabalho pode ser feita na unidade do Sine Jaraguá e no ônibus do Trabalho e Emprego, que segue um cronograma estabelecido pela Secretaria do Trabalho.

Fonte: Agência Alagoas

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