Estado e municípios realizam campanha de vacinação antirrábica dia 3 de abril

Texto de Fabiano Di Pace

Para garantir a segurança e bem-estar dos cães e gatos domésticos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inicia na segunda-feira (3), mais uma campanha de vacinação antirrábica. A ação, que será implementada pelas Secretarias Municipais de Saúde do Estado, vai ocorrer até 13 de abril e irá assegurar que os animais vacinados permaneçam protegidos por um ano.

De acordo com o assessor de Vetores, Zoonoses e Fatores Ambientais da Sesau, Eduardo Silva, a campanha tem a meta de imunizar 366.141 cães e 167.211 gatos. Para isso, técnicos das 102 Secretarias Municipais de Saúde foram treinados por técnicos da Sesau sobre os procedimentos que devem ser adotados durante a campanha.

“Este ano, a imunização contra a raiva para cães e gatos será realizada no período de 3 a 13 de abril, e o Dia “D” acontecerá no dia 8”, explicou Eduardo Silva, acrescentando que os donos de animais que realizaram a imunização no ano passado devem levar os animais para nova vacinação esse ano.

A responsável técnica do Núcleo de Controle de Zoonoses da Sesau, Silvana Tenório, ressaltou que a vacina é administrada a partir dos dois meses e não possui contra indicação na aplicação, exceto se o animal estiver debilitado por diarreia ou vômitos frequentes.

Veja também  Lei Seca aborda 796 veículos e retira de circulação 47 condutores por alcoolemia

As doses, segundo ela, são envidadas pelo Ministério da Saúde para a Sesau, que repassa para os gestores municipais, responsáveis pela realizarão das imunizações em pontos estratégicos. Com isso, cada município deve realizar a sua estratégia para imunizar toda a comunidade de cães e gatos.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: