Estado prioriza atendimento humanizado na Perícia Médica

Texto de Igor Gouveia

Com muito carinho, sorriso no rosto e atenção. É assim que a Perícia Médica do Estado, vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), tem tratado todos os servidores que precisam utilizar os serviços periciais do Estado.

De acordo com a superintendente da Superintendência de Perícia Médica e Saúde Ocupacional (SPMSO), Cel. Valdenize, cada vez mais o Estado tem se preocupado com a saúde do servidor público. Segundo ela, uma das metas atuais da unidade é atender, de forme humana, todos aqueles que, de alguma forma, necessitam de serviços periciais.

“Fazemos questão de atender a todos os servidores que chegam à Perícia com muita atenção e, principalmente, carinho. Muitos deles estão em um período complicado de suas vidas e, por isso, é necessário que o Estado dê esse apoio. Além disso, é importante que o Governo proporcione ações de melhorias para a vida funcional do funcionalismo público, por meio de ações de saúde ocupacional”, explica a superintendente.

Atualmente, a Perícia Médica tem, por atribuição, a avaliação da capacidade laborativa através de exames ocupacionais; a concessão de licenças médicas e auxílio-doença aos servidores; a avaliação pericial em casos de comprovação de invalidez; isenção de imposto de renda, isenção previdenciária, remoção, diminuição de carga horária, auxílio pensão, entre outros.

Para o secretário titular da Seplag, Fabrício Marques Santos, a Perícia Médica do Estado tem desempenhado um papel fundamental para a modernização da Gestão Pública em Alagoas. Ele avalia que é preciso, cada vez mais, dar um suporte nesta área e, principalmente, oferecer um serviço adequado para aqueles que, diariamente, ajudam a construir o serviço público.

Veja também  Penas cometidas por infratores de trânsito são revertidas em boas práticas em Alagoas

“A Perícia Médica passa por um momento muito importante de transformação. Estamos revendo todos os processos e fluxos internos para conseguir desafogar as demandas que existem dentro da instituição. Os servidores que vão realizar suas perícias precisam estar em um local adequado e, antes de qualquer coisa, precisam ser tratados da melhor forma. É uma obrigação do Estado”, ressalta o secretário titular da Seplag, Fabrício Marques Santos.

Atendimento 

Conforme preconiza a legislação estadual, as perícias médicas realizadas pela SPMSO atendem a todos os servidores vinculados à administração Direta, autarquias, exceto aos servidores Militares e do Corpo de Bombeiro do Estado de Alagoas.

Para atendimentos, basta procurar o prédio da Perícia Médica, que está localizado na Av. Álvaro Calheiros, 134, no bairro de Mangabeiras. Demais informações, o servidor pode ligar nos telefones 3315-1842 e 3315-1819. Para consultar todos os serviços ofertados pela Perícia, basta acessar o Guia de Serviços do Estado (servicos.al.gov.br).

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: