Estudantes da rede estadual de Cajueiro ganham quadra poliesportiva após dez anos de espera

Texto de Lucas Leite

O governador Renan Filho e o vice-governador e secretário de Estado da Educação (Seduc), Luciano Barbosa, entregaram, nesta quarta-feira (17), a quadra poliesportiva Maria José Araújo Lemos, da Escola Estadual Inaura Casado da Costa, em Cajueiro. A unidade escolar esperava há mais de dez anos pelo espaço construído para as práticas esportivas.

De acordo com Barbosa, 38 ginásios já foram entregues e mais 32 estão em processo de licitação ou em construção.

“A determinação do governador Renan Filho é que, em cada escola onde houver um espaço adequado, nós construiremos um ginásio, onde, além das práticas esportivas, as atividades culturais poderão ser realizadas pelos alunos e pela comunidade”, explica o secretário.

A diretora da unidade escolar, Daiana Vital Sampaio, conta que a longa espera valeu a pena. “Esperávamos há mais de dez anos por esse espaço. Agora, os nossos alunos terão um recurso adequado para complementar a teoria dada em sala de aula. O esporte insere cada vez mais as pessoas na sociedade”, destaca Daiana.

Sandreane Welia Silva Paulino, responsável pela 4ª Gerência Regional de Educação (Gere), concorda com a opinião da colega educadora. “Os alunos da Inaura Casado da Costa agora podem se orgulhar de ter sua própria quadra. Isso é muito importante, pois reforça o clima de pertencimento deles. Além dos estudantes, a comunidade também poderá utilizar o espaço para a promoção de eventos”, destaca a gerente.

Veja também  Projeto Nossa Praia será encerrado no domingo (19), na orla da Ponta Verde

Beneficiados 

Os estudantes da Escola Inaura Casado estão felizes com os resultados do trabalho conjunto do Governo para melhorar a qualidade da educação e proporcionar os instrumentos necessários para a otimização dos serviços ofertados.

É o que relata a aluna da 2ª série do ensino médio Layanne Kelly Paulino da Silva. “Acho que, com o ginásio, as coisas vão melhorar muito, pois no espaço, além do esporte, poderemos desenvolver ainda mais a cultura da cidade por meio de atividades”, diz.

Suelayne Oliveira da Silva, também da 2ª série do ensino médio, faz coro ao que disse Layanne. “Para mim, a construção da quadra é muito importante. Eu sempre quis ter um espaço como esse para fazer a Educação Física e, agora que foi entregue, vemos que está tudo perfeito”, afirma a jovem.

O estudante Daniel Lima, de 14 anos, participou de um bate-bola com o governador Renan Filho, e deu o pontapé inicial da inauguração da quadra. “Foi muito boa a experiência, pois tive a oportunidade de jogar com o governador. Nunca na minha vida eu sonhava viver um momento como esse”, relata Lima.​

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: