Fábrica de Esperança do Sistema Prisional é destaque na ExpoBrasília

Texto de Mayara Wasty

O artesanato produzido na Fábrica de Esperança da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) ganha cada vez mais visibilidade no cenário nacional, tendo participado de mais de 40 exposições. Na próxima terça-feira (29), a equipe da Fábrica participará de mais um evento, o 9º Salão do Artesanato, em Brasília.

A exposição será composta por peças produzidas pelas reeducandas durante as oficinas profissionalizantes ofertadas pela Gerência de Educação, Produção e Laborterapia. Ao todo, sete instrutores ensinam as técnicas para as 24 custodiadas inseridas no projeto.

Os convidados poderão adquirir produtos confeccionados em crochê, tenerife, decoupagem, filé, marcenaria artesanal, pintura em tecido e tornearia em madeira. Em Alagoas, os produtos são vendidos todos os domingos, das 10h às 14h, na avenida Silvio Viana (Rua Fechada), na Ponta Verde, e no Mercado de Artesanato Margarida Gonçalves, Box 09, no Parque Ceci Cunha, em Arapiraca, das 9h às 19h.

Capacitação profissional

As reeducandas inseridas nas oficinas da Fábrica de Esperança são acompanhadas por instrutores que ensinam as técnicas necessárias para confecção das peças. O perfil e habilidade das custodiadas também são analisados, assim, são direcionadas para as oficinas que apresentem maior aptidão.

Veja também  Moradores do Carminha expõem peças artesanais sustentáveis nesta quarta (5)

Além disso, parcerias com instituições possibilitam novas perspectivas às custodiadas. Neste mês, as reeducandas participaram de uma série de capacitações voltadas ao aperfeiçoamento do trabalho. Um das palestrantes foi a mestra em artesanato Vânia Oliveira.

Com 35 anos de experiência e considerada patrimônio vivo do artesanato alagoano, ela falou sobre sua trajetória profissional e abordou as características e especificações das diferentes modalidades de artesanato.

Serviço:

9º Salão do Artesanato

Data: 29 de março a 2 de abril

Horário: 29 a 31de março, de 14h às 22h; dias 1 e 2 de abril, das 10h às 22h

Local: ExpoBrasília – Parque da Cidade – Brasília/DF

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: