Feira das Margaridas reúne cultura e o melhor da produção da Reforma Agrária

Texto de Helciane Angélica

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) promoverá a Feira das Margaridas do Crédito Fundiário nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, na Praça da Faculdade em Maceió. O evento conta com o apoio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag) e o Instituto de Capacitação, Extensão, Formação e ATER (ICEFA).

A ação integra o “Agosto Lilás” – campanha estadual de conscientização sobre a violência contra a mulher – coordenada pelo Ministério Público Estadual e a Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos. Também é uma referência à Margarida Alves, sindicalista rural assassinada no dia 12 de agosto de 1983 em Alagoa Grande (PB), considerada um símbolo na luta pelos direitos dos trabalhadores rurais no Brasil e inspiração para a Marcha das Margaridas criada em 2000.

No dia 30 às 15h30, a Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher do MPE/AL,Hylza Torres, ministrará a palestra “Quebrando o silêncio” para as feirantes e público em geral. Em seguida, será realizada a solenidade oficial de abertura com a presença de autoridades locais e sociedade civil.

De acordo com o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, o Governo de Alagoas tem investido na valorização da agricultura familiar, e ao inserir o evento no calendário sociocultural do Estado busca fortalecer o Programa do Crédito Fundiário, e ainda, enaltece a mulher enquanto protagonista no processo produtivo.

A feira é um incentivo que o Governo do Estado estar proporcionando aos pequenos produtores, trazendo para a capital tudo que é de bom do campo, produzido principalmente por mulheres. A presença da população será fundamental para o sucesso da feira, que irá encontrar produtos de qualidade, com grande variedade e preços acessíveis”, destacou Jaime Silva.

Veja também  Já! de Porto Calvo contribui com projeto de interiorização de Centrais de Atendimento

No mínimo, 70 agricultores familiares de unidades produtivas do crédito fundiário e assentados da reforma agrária (convidados) oriundos dos municípios de Arapiraca, Branquinha, Campo Grande, Igreja Nova, Joaquim Gomes, Maragogi, Murici, Novo Lino, Santana do Mundaú, Tanque D´Arca e Teotônio Vilela. Das 6h às 22h, serão comercializados produtos como: frutas, tubérculos, hortaliças, verduras, legumes, artesanato, animais; além de doces caseiros, pimenta e ovos de capoeira.

A realização da primeira feira das margaridas tem como importância a organização das mulheres por meio dos grupos produtivos para vender os produtos agrícolas dos assentamentos do crédito fundiário, além de agregar valores e a melhoria da qualidade de vida no campo”, enalteceu Genilvaldo Oliveira, Presidente da Fetag/AL.

Também terá casa de farinha, restaurante camponês, espaço para exposição e atrações culturais todas às noites. Confira a programação gratuita:

 

30/08 (quarta-feira)

16h – Solenidade de abertura oficial com a presença de autoridades e parceiros

18h – Espetáculo “Thallita canta Gonzaga”

 

31/08 (quinta-feira)

19h – Bingo

20h – Lula Sabiá e Banda

 

01/09 (sexta-feira)

19h – Guga do Acordeon e Banda

21h – Xameguinho e Banda

 

SERVIÇO:

Feira das Margaridas do Crédito Fundiário

Datas: 30 e 31 de agosto e 1º de setembro

Local: Praça da Faculdade, bairro do Prado, Maceió/AL

Horário: Das 6 às 22h

Contatos: (82) 98108-7279 / 98831-3231

Fonte:  Agência Alagoas

Compartilhe: