Feirão de crédito oferece oportunidade diferenciadas a pequenos produtores

Texto de Eliete Amâncio

Assim como nos outros feirões de crédito realizados pela Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), a iniciativa, realizada na sexta-feira (21) na cidade de Penedo, reuniu um grande número de pequenos produtores e criadores rurais, além de microcomerciantes interessados na tomada do recurso desburocratizado do Governo do Estado.

O objetivo é fomentar pequenas produções da região e assegurar o fortalecimento da economia em uma parceria com a Prefeitura de Penedo. A Casa da Aposentadoria, às margens do Rio São Francisco, ficou lotada para a apresentação das linhas de crédito e os esclarecimentos sobre as condições de financiamento da Desenvolve.

A ideia, segundo Rafael Brito, presidente da Desenvolve, é oferecer uma oportunidade diferenciada aos produtores locais que buscam aquecer seus pequenos negócios, fazendo com que essa injeção de recurso, alinhado à orientação, movimente a economia como um todo.

“Não podemos fechar os olhos para quem mais precisa e para quem está na base econômica do nosso Estado. Para qualquer economia ser forte é preciso, primeiro, investir em quem dá pequenos passos e, só então, partir para grandes empreendimentos”, relatou Brito.

A equipe de crédito da agência foi mobilizada para tirar dúvidas e identificar os pequenos negócios das pessoas presentes, entender a margem que necessitam para fortalecerem suas produções ou comércio e, assim, avaliar a liberação que, segundo o presidente da Desenvolve, Rafael Brito, deve ocorrer em tempo hábil.

Veja também  Escola de Governo abre inscrições para curso a distância nesta segunda (20)

Ainda na oportunidade, a Desenvolve fez a doação de 15 barracas de feira para a Sociedade de Cultura e Artesanato de Penedo (SCAP), que atenderão à comercialização da produção dos agricultores e artesãos da região.

Quem também marcou presença foi o deputado federal Ronaldo Lessa que destacou a forma assertiva como a Desenvolve tem feito seu papel em prol dos pequenos empreendedores do campo e da cidade. “O recurso do Governo do Estado tem que ter essa destinação mesmo, tem que ser uma via de auxílio a quem mais precisa de incentivo e de crédito”, afirmou Lessa.

Também visando a continuidade da ação de fomento à economia local, foi assinado um Termo de Parceria com a Prefeitura, que estabelece um ponto de atendimento e institui um servidor para receber, os interessados nos recursos do Estado por meio da Desenvolve.

“Criamos um braço da Desenvolve aqui em nosso município, esse importante órgão do Estado que está transformando a vida de milhares de alagoanos do interior com oportunidades de fortalecimento aos seus negócios ou incentivando aqueles que buscam uma oportunidade para empreender”, disse o prefeito Marcius Beltrão, também presente ao evento.

No local, também havia à disposição do público uma feira de comercialização de produtos como derivados da mandioca, bolos, hortaliças, frutas, doces, artesanato, além de outros itens produzidos na região.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: