Inscrições para Olimpíada de História de Alagoas começam nesta quinta (6)

Texto de Lucas Leite e Ana Paula Lins

As escolas da rede pública estadual já podem se inscrever, a partir da próxima quinta-feira (6), na 1ª Olimpíada de História de Alagoas. As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 21 pelo professor responsável por meio do site da Olimpíada (https://goo.gl/327U3h). O edital com todas as regras da competição está disponível neste endereço e no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (5) por meio do link http://www.imprensaoficialal.com.br.

A ação, idealizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), faz parte das atividades programadas pela pasta para a comemoração dos 200 anos de emancipação política de Alagoas. A olimpíada visa estimular o conhecimento dos alunos da rede estadual acerca da história do Estado.

Podem se inscrever equipes compostas por um professor orientador e três estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental no Ensino Médio Regular / Educação de Jovens e Adultos (EJA).  O professor orientador pode ser efetivo ou contratado e não precisa ser necessariamente um professor de história e os alunos componentes da equipe devem ser todos da mesma escola. Cada professor só pode orientar uma equipe e um aluno não pode participar de mais de uma equipe.

Veja também  Secretaria do Trabalho leva serviços públicos para a Grota das Piabas na sexta-feira (19)

As provas serão feitas online e acontecem durante três dias, de 1, 2 e 3 de agosto, com questões de múltipla escolha e subjetivas. A próxima fase, que será presencial, acontece nos dias 20 e 21 de setembro na Escola Estadual José Correia da Silva Titara, no Cepa. Classificam-se para esta fase as equipes que tiverem o melhor desempenho por Gerência Regional de Educação (Gere).

“Estes professores serão munidos de uma matriz de conhecimentos com diversos temas importantes sobre história de Alagoas que poderão ser trabalhados com seus alunos”, adianta Daniel Marinho, gerente de Desenvolvimento Educacional da Seduc.

Revista eletrônica

Outra ação voltada à história de Alagoas será a próxima edição da Revista Eletrônica de Educação de Alagoas (Reduc). Uma publicação anual da Seduc, a Reduc terá específica voltada para o bicentenário e prorrogou para o próximo dia 15 o prazo de envio dos artigos sobre o tema.

Mais informações podem ser obtidas pelo site http://www.educacao.al.gov.br/reduc ou pelo email reduc@educ.al.gov.br.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: