Instituto de Metrologia fiscaliza postos de combustíveis em Maceió

Texto de Antonio Barbosa

O Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq/Al) fiscalizou ao longo da segunda-feira (4) bombas de combustíveis em Maceió. O objetivo é garantir que o valor marcado na bomba seja o mesmo que está sendo abastecido nos veículos.

Técnicos do instituto realizaram testes de volumetria por amostragem em seis postos da capital  para garantir a precisão dos valores aferidos. Nenhuma irregularidade foi constatada.

“Atuamos em Maceió com equipes divididas em partes da cidade para fazer a fiscalização dos postos. É um serviço que realizamos com frequência, mas com a chegada do final de ano e as mudanças constantes de preço, estamos tendo o cuidado de acompanhar o processo de medição para garantir segurança aos consumidores”, afirmou Luiz Pedro, diretor-presidente do Inmeq.

De acordo com a diretoria de Metrologia Legal, todos os postos da capital são fiscalizados de forma rotineira. No entanto, ações pontuais com foco em um determinado instrumento são feitas para garantir o bom funcionamento dos equipamentos.

Além de verificar o volume marcado na bomba, os fiscais atestam a presença dos lacres de segurança, o funcionamento dos marcadores de combustível e se o equipamento possui algum tipo de vazamento, o que pode influenciar no resultado final do abastecimento.

Veja também  Série de vídeos facilita entendimento sobre Orçamento Público

A diretoria afirma que caso o consumidor se depare com alguma irregularidade, entre em contato através dos canais de atendimento do instituto para fazer uma denúncia. Por meio do telefone 3218-9100 ou do site www.inmeq.al.gov.br/ouvidoria.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: