Jovens de Pindorama concluem 3º módulo de curso em produção de hortaliças

Texto de Sâmia Laços

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL) concluiu, nesta quarta-feira (12), o terceiro módulo do curso Produção de Hortaliças com Base nos Princípios Agroecológicos, ministrado para adolescentes e jovens filhos e netos de colonos da Cooperativa Pindorama, em Coruripe.

Com aulas teóricas e práticas ministradas pela coordenadora de projetos da Emater, Maria da Guia Fonseca, a ação atende à demanda encaminhada pela cooperativa para profissionalização dos jovens e valorização da produtividade local por meio da agricultura familiar.

Neste módulo, os jovens, estudantes do ensino fundamental e médio, adquiriram conhecimentos sobre manejo e conservação do solo, incluindo conceitos sobre ciência do solo, fertilidade e produtividade, fatores que afetam a disponibilidade de nutrientes, adubação orgânica, e abordagens sobre irrigação e agricultura sustentável.

Como parte da ementa, os estudantes puderam aplicar seus conhecimentos durante aula prática de campo com ênfase em irrigação, solos, práticas de conservação e plantio da Moringa, árvore cultivada em áreas tropicais.

Integrando a prática multidisciplinar proposta pela capacitação, os alunos apresentaram trabalhos em grupo com os temas Sistemas Agroflorestais (SAFs) e Sementes Transgênicas.

Segundo a coordenadora de projetos da Emater, Maria Fonseca, o resultado dos conteúdos disseminados será a produção de mudas de hortaliças, em estufa, para fortalecer os vínculos com a comunidade e garantir permanência dos jovens na colônia ao ampliar suas chances futuras de ingressar no mercado de trabalho.

Veja também  Estado garante doação de terreno para construção de habitações em Chã Preta

O próximo módulo da capacitação será desenvolvido nos dias oito e nove de agosto, na sede da Pindorama.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: