Localização geográfica de escolas públicas de AL são disponibilizadas na web

Texto de Minne Santos

A integração entre as várias secretarias e órgãos que compõem o Estado vem sendo uma constante no governo Renan Filho e tem trazido cada vez mais benefícios para a população alagoana. Um exemplo disso é a parceria firmada entre a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que resultou na geolocalização de todas as escolas públicas de Alagoas.

A ação, desenvolvida pela Superintendência da Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc) da Seplag, funciona como um mapeamento. No final do projeto, o que se tem é um banco de informações que disponibiliza os dados sobre as escolas em diferentes plataformas, abertas para qualquer usuário e de acesso facilitado.

De acordo com o supervisor de Dados e Análise Geográfica da Sinc, Klebson da Silva, para dar início às geolocalizações, o grupo responsável pelo processo conta com o auxílio de informações fornecidas por fontes oficiais, como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

“Depois que conseguimos uma base confiável para trabalhar, fizemos uma padronização dos endereços das escolas, processamos os dados e organizamos as informações que tínhamos. Além disso, também vamos a campo conferir os dados para que, só então, possamos disponibilizá-los de forma responsável e mais dinâmica para a população”, explica Klebson.

Disponíveis no portal Alagoas em Dados e Informações, as geolocalizações podem ser conferidas em vários formatos, entre eles, o GeoJSON, utilizado na estruturação de dados geoespaciais, o KML, que auxilia na visualização de conteúdos como mapas em 2D e navegadores terrestres em 3D, e o SHP, ou shapefile, que pode ser utilizado via softwares para geoprocessamento.

“É responsabilidade nossa trabalhar cada vez mais com a questão dos dados abertos e, com isso, tornar mais fácil a vida de quem quer utilizar as informações que disponibilizamos. Além disso, essa variedade de formatos nos quais podem ser encontradas as escolas colabora para o desenvolvimento de projetos e ferramentas voltadas para essa área aqui no Estado”, afirma Klebson.

Veja também  Semed oferta 600 vagas para Projovem Urbano 2018

Escolas de tempo integral também foram foco de trabalho

Outro fator importante desse processo é que as novas escolas de tempo integral, implementadas no governo Renan Filho, também foram um dos focos de trabalho da parceria entre a Seplag e a Seduc.

Para o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, as geolocalizações desenvolvidas pela Seplag mostram a integração entre as secretarias do Governo do Estado para ofertar melhores serviços à população alagoana.

“Esse trabalho facilita a busca da comunidade que quer saber onde fica a escola estadual mais próxima, por exemplo. E em breve, esses dados estarão no novo portal da Educação, que está nos últimos ajustes para ser lançado”, afirma Barbosa.

Segundo o secretário do Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos, é imprescindível que haja um fortalecimento de laços entre as secretarias e órgãos do Estado para que mais ações conjuntas como essa colaborem para o desenvolvimento de Alagoas.

“As geolocalizações que realizamos em parceria com a Seduc são apenas um exemplo do avanço que a integração entre os agentes do Governo pode trazer para a população alagoana. Esperamos que outros órgãos e secretarias nos provoquem cada vez mais para ações conjuntas que deem suporte na implementação de políticas públicas para o nosso Estado”, aponta o titular da Seplag.

Para ter acesso às geolocalizações, basta acessar o Portal Alagoas em Dados e Informações.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: