Mais de 135 mil pessoas já estão sendo beneficiadas com o Vida Nova nas Grotas

Texto de Márcio Chagas

O Vida Nova nas Grotas, do Governo de Alagoas, tem um papel importante no resgate da autoestima dos moradores das comunidades da capital, por meio de avanços em mobilidade urbana. Desde a sua criação, em 2016, ainda como Pequenas Obras, Grandes Mudanças, o programa já beneficia mais de 135 mil pessoas, das mais de 250 mil que moram nas grotas de Maceió, com os serviços de melhorias de infraestrutura.

Entre as mais de 70 comunidades existentes na capital, 35 delas – que representa quase 50% do total – já estão usufruindo das mudanças proporcionadas pelo programa, a exemplo da construção de escadarias drenantes, pontilhões, passeios e corrimãos. Entre as mais de 70 comunidades existentes na capital, 35 delas – que representa quase 50% do total - já estão usufruindo das mudanças proporcionadas pelo programa

Atualmente, 18 grotas já estão com serviços concluídos e entregues, como é o caso da grota do Grutão, localizada na parte alta da cidade, no bairro da Gruta de Lourdes.

Por lá, as mudança já são comemoradas pelos mais de dois mil moradores, que, pela primeira vez, receberam investimento em mobilidade na região.

Entre as mais de 70 comunidades existentes na capital, 35 delas – que representa quase 50% do total - já estão usufruindo das mudanças proporcionadas pelo programa

Só nesta comunidade foram construídos 820 metros de escadarias, 350 de canaletas e 2 mil metros de corrimão para auxiliar no deslocamento dos moradores. Ainda foram implantados 130 metros de muro de contenção, 52 metros de pontilhão, 3 mil de passeio, 1.100 de meio-fio e mais de mil metros quadrados em pavimentação, garantindo mais segurança no deslocamento dos moradores, principalmente, no período chuvoso que se aproxima.

Veja também  Ações de infraestrutura serão realizadas dentro do Nosso Bairro

Em menos de dois anos, o programa avançou e, além de expandir suas atividades, teve um aumento expressivo também nos investimento destinados aos serviços de infraestrutura, como destaca o secretário executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Alcides Tenório. Entre as mais de 70 comunidades existentes na capital, 35 delas – que representa quase 50% do total - já estão usufruindo das mudanças proporcionadas pelo programa

“O que faz o Vida Nova nas Grotas ser tão vitorioso é o comprometimento do Governo do Estado. Já destinamos cerca de R$ 107 milhões para obras em locais onde nunca existiu qualquer investimento. Estamos humanizando as grotas. Agora, morar nessas áreas passou a ser referência, algo significativo e que aumenta a dignidade das pessoas”, celebra Alcides Tenório.

Parceria com a ONU 

Desde 2017, o Vida nova Nas Grotas ampliou suas atividades e firmou parceria com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat). Além da mobilidade urbana, segmentos como lazer, esporte, empreendedorismo, saúde, educação e cultura também fazem parte do planejamento de ações nas comunidades.

Fonte: Agência Alagoas
Fotos: Márcio Chagas e Márcio Ferreira
Compartilhe: