Moradores de Quebrangulo tem acesso a serviços de cidadania e direitos sociais

Texto de Renata Bello

Centenas de moradores do município de Quebrangulo tiveram acesso a direitos sociais e serviços de cidadania promovidos pela Secretaria do Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) na quinta-feira (25). As ações fizeram parte da programação do Dia D Governo Presente.

Ao longo do dia, os quebrangulenses que visitaram o espaço da Seades na Arena da Cidadania tiveram a oportunidade de receber orientações sobre o benefício do Cartão do Idoso, efetuar cadastro e atualização cadastral do CadÚnico, solicitar a 1a  e 2a via do CPF, além de tirar dúvidas sobre os programas sociais  inclusos no CadÚnico.

José Antônio, viúvo, de 59 anos, beneficiário do Bolsa Família, foi um dos primeiros a chegar para realizar a atualização cadastral.  Natural de Rua Nova, povoado de Quebrangulo, ele parou de estudar na 4ª série do ensino fundamental para trabalhar e ajudar no sustento da família. De lá pra cá, sempre trabalhou na área rural. Neste ano, porém, está desempregado e enquanto não encontra uma nova oportunidade está em casa cuidando de Luiz e Miguel, seus dois filhos.

Todo o dia José Antônio acompanha a pé os filhos até a Escola Municipal Profa, Mirta Correia Costa, localizada no Sítio Bento de Barro. Assim como o monitoramento da saúde das crianças, a frequência escolar é um dos requisitos para receber o auxílio do governo todos os meses. Se depender dele, os filhos não vão abrir mão de estudar.

Veja também  Etapa regional juvenil dos Jogos Estudantis de Alagoas começa nesta segunda (3)

“Sem estudo não se é nada. Quero dar um futuro melhor para meus filhos. O benefício do Bolsa-Família que recebo é uma ajuda importante. Se não fosse isso, só Deus sabe como seria a nossa vida”, disse.

Ao longo do dia foram realizados de 152 solicitações de 1a e 2a via de CPF e cerca de 30 cadastros e atualização cadastral do CadÚnico. A secretária executiva, Morgana Tavares, classifica como positiva o balanço das ações neste primeiro dia.

“O contato com a população é importante para nos preparamos para a demanda do Governo Presente, que acontecerá em julho, abrangendo nove municípios dessa região. Ter a chance de levar um pouco mais de cidadania para essa população é gratificante“, disse a secretária.

Além do atendimento socioassistencial, a população de Quebrangulo também teve a oportunidade de assistir ao filme “O Começo da Vida”, voltado para mães e gestantes. O cinema a céu aberto foi instalado próximo a praça central da cidade e contou com a distribuição de pipoca.

As ações da Seades continuam nesta sexta-feira (26) com orientações aos gestores sobre pendências financeiras, cofinanciamento e prestação de contas, rodas de conversa sobre a erradicação do trabalho infantil para pais, filhos e gestores e orientações nutricionais para mães, gestantes e nutrizes.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: