Moradores de Quebrangulo tem acesso a serviços de cidadania e direitos sociais

Texto de Renata Bello

Centenas de moradores do município de Quebrangulo tiveram acesso a direitos sociais e serviços de cidadania promovidos pela Secretaria do Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) na quinta-feira (25). As ações fizeram parte da programação do Dia D Governo Presente.

Ao longo do dia, os quebrangulenses que visitaram o espaço da Seades na Arena da Cidadania tiveram a oportunidade de receber orientações sobre o benefício do Cartão do Idoso, efetuar cadastro e atualização cadastral do CadÚnico, solicitar a 1a  e 2a via do CPF, além de tirar dúvidas sobre os programas sociais  inclusos no CadÚnico.

José Antônio, viúvo, de 59 anos, beneficiário do Bolsa Família, foi um dos primeiros a chegar para realizar a atualização cadastral.  Natural de Rua Nova, povoado de Quebrangulo, ele parou de estudar na 4ª série do ensino fundamental para trabalhar e ajudar no sustento da família. De lá pra cá, sempre trabalhou na área rural. Neste ano, porém, está desempregado e enquanto não encontra uma nova oportunidade está em casa cuidando de Luiz e Miguel, seus dois filhos.

Todo o dia José Antônio acompanha a pé os filhos até a Escola Municipal Profa, Mirta Correia Costa, localizada no Sítio Bento de Barro. Assim como o monitoramento da saúde das crianças, a frequência escolar é um dos requisitos para receber o auxílio do governo todos os meses. Se depender dele, os filhos não vão abrir mão de estudar.

Veja também  Estado transfere R$ 400 mil para apoiar pequenos produtores do Sertão

“Sem estudo não se é nada. Quero dar um futuro melhor para meus filhos. O benefício do Bolsa-Família que recebo é uma ajuda importante. Se não fosse isso, só Deus sabe como seria a nossa vida”, disse.

Ao longo do dia foram realizados de 152 solicitações de 1a e 2a via de CPF e cerca de 30 cadastros e atualização cadastral do CadÚnico. A secretária executiva, Morgana Tavares, classifica como positiva o balanço das ações neste primeiro dia.

“O contato com a população é importante para nos preparamos para a demanda do Governo Presente, que acontecerá em julho, abrangendo nove municípios dessa região. Ter a chance de levar um pouco mais de cidadania para essa população é gratificante“, disse a secretária.

Além do atendimento socioassistencial, a população de Quebrangulo também teve a oportunidade de assistir ao filme “O Começo da Vida”, voltado para mães e gestantes. O cinema a céu aberto foi instalado próximo a praça central da cidade e contou com a distribuição de pipoca.

As ações da Seades continuam nesta sexta-feira (26) com orientações aos gestores sobre pendências financeiras, cofinanciamento e prestação de contas, rodas de conversa sobre a erradicação do trabalho infantil para pais, filhos e gestores e orientações nutricionais para mães, gestantes e nutrizes.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: