Mostra Competitiva do Festival do Cinema Brasileiro segue nesta sexta (10)

Texto de Natália Oliveira

A Mostra Competitiva do 10º Festival do Cinema Brasileiro, que integra o Circuito Penedo de Cinema, prossegue nesta sexta-feira (10). Na noite da última quarta-feira (8) foram exibidos quatro dos 13 filmes selecionados para a competição: Manifesto Porongos [Dir.: Thiago Köche, Os Desejos de Miriam [Dir.: Nuno Balducci], Teresa [Dir.: Nivaldo Vasconcelos] e Super-frente, Super-8 [Dir.: Moema Pascoini].

Pela primeira vez, o Circuito conta com a presença dos realizadores dos filmes que competem na Mostra Brasileira. Todos foram convidados pelo evento, que arcou com despesas em transporte, alimentação e hospedagens. Presentes na sessão, os diretores Thiago Köche e Nuno Balducci apresentaram brevemente a história de cada filme. A produção alagoana Os Desejos de Miriam aborda a angústia da personagem Miriam diante das redes sociais e da solidão de seu apartamento.

Já o documentário do Rio Grande do Sul Manifesto Porongos traz um outro olhar sobre a Revolução Farroupilha, ocorrida naquele Estado no século 19. “É um filme que conta uma história muito pontual da revolução farroupilha, que é uma revolução dita como progressista, mas que foi de cunho racista. É isso que o filme quer mostrar”, explicou Thiago Köche.

A sessão contou ainda com a exibição do curta-metragem convidado Os Olhos de Arthur, que passou por festivais nacionais e internacionais. O ator André Campos, que deu vida ao personagem Arthur, estava presente na sessão, agradeceu pelo espaço para exibir o filme e comentou sobre a experiência de atuar em um papel diferente dos demais trabalhos já feitos por ele.

Veja também  Educação certifica mais de duas mil pessoas no Programa Uma Escola Em Cada Esquina

“Costumo sempre dizer que foi um presente que o Allan Deberton [diretor] me deu, de poder dar vida a esse personagem, porque ele vive num universo distante da nossa realidade, então isso foi o que fez a experiência ser mais gratificante pra mim”, disse André, que também participa do Circuito Penedo de Cinema como jurado da Mostra Universitária.

O Circuito Penedo de Cinema faz parte das comemorações dos 200 anos de Alagoas e é promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult), e Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), com patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Prefeitura de Penedo e Serviço Social da Indústria (Sesi), além do apoio de instituições públicas e privadas.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: