Nos 128 anos da República, Marechal Deodoro volta a ser capital de Alagoas

Texto de Petrônio Viana

A primeira capital do Alagoas, Marechal Deodoro, voltou a ser sede do Governo do Estado por mais um dia. A transferência da capital para a cidade histórica foi oficializada nesta quarta-feira (15) pelo governador Renan Filho, em comemoração aos 128 anos da Proclamação da República. A cerimônia foi realizada no Palácio Provincial de Marechal Deodoro, com as presenças do prefeito Cláudio Roberto Ayres da Costa, o Cacau, secretários de Estado, prefeitos de vários municípios, vereadores e autoridades de diversos segmentos.

Para o governador Renan Filho, a transmissão da capital representa o resgate de uma das personalidades mais importantes da história de Alagoas e do país, o proclamador da República e primeiro presidente do Brasil, Manoel Deodoro da Fonseca.

“Marechal Deodoro é uma cidade muito importante para a história da República, uma vez que aqui nasceu seu proclamador. Hoje, de Marechal, mandamos uma mensagem para todo o Estado de Alagoas e para todo o Brasil. Uma mensagem da necessidade do avanço democrático do país, da consolidação diária da República, da superação da crise econômica com a retomada da economia brasileira, da necessidade de soluções para essas dificuldades em que vivem os brasileiros. Ressaltamos ainda, nesta data, os valores da igualdade, da democracia e dos direitos humanos, que devem estar sempre presentes em nossas ações”, afirmou o governador.

Marechal Deodoro foi fundada em 1611 com o nome de povoado de Vila Madalena de Subaúma. Foi a primeira capital da província de Alagoas, entre 1817 e 1839, quando a sede administrativa da província passou a ser Maceió. Em 1939, a cidade recebeu o nome atual, em homenagem a seu filho mais ilustre.

Veja também  Governo de Alagoas lança novos cursos para servidores públicos

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Ayres, reverenciou a história de bravura de Manoel Deodoro da Fonseca e a importância, para o povo deodorense, das comemorações do 15 de Novembro.

“No dia de hoje, comemoramos também os 190 anos de Manoel Deodoro da Fonseca e massacrares recebe o Governo de Alagoas para honrar sua memória. Celebrar a história de Deodoro da Fonseca é celebrar a força do nosso povo”, disse o prefeito.

Em Marechal, o governador Renan Filho e o prefeito Cláudio Ayres participaram do hasteamento das bandeiras do Brasil e de Alagoas e oficializaram a transferência da sede do Governo para o município. Renan Filho lembrou ainda das obras e investimentos do Estado na cidade, algumas delas inauguradas nesta quarta-feira.

“Eu destaco duas ações do entregues hoje aqui em Marechal. A primeira, um investimento do Estado por meio do programa Pró-Estrada, que reconstruiu todo o acesso ao município, uma cidade importantíssima pelo seu componente histórico, cultural gastronômico, pelas suas belezas naturais, muito forte pela sua capacidade de atrair turistas. De modo que o Pró-Estrada chegou aqui para potencializar essa característica”, explicou Renan Filho.

“Vamos lançar também, ao lado do prefeito, uma obra de abastecimento, executada com recursos federais viabilizados pela Funasa por intermédio do senador Renan Calheiros, que será a maior obra hídrica executada por um município no Estado de Alagoas. Dessa forma, Marechal Deodoro se prepara cada vez mais para oferecer melhoria na qualidade de vida de seu povo”, afirmou o governador.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: