Novo prazo para realização do CAR vai até 31 de dezembro

Texto de Wanessa Santos

O Governo Federal prorrogou, mais uma vez, o prazo final para a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Segundo o Decreto Nº 9.395, de 30 de maio de 2018, os proprietários e possuidores de imóveis rurais terão até o dia 31 de dezembro de 2018 para fazer a inscrição do CAR.

Instituído pelo Código Florestal (Lei 12.651/2012) o CAR é um registro eletrônico, obrigatório a todos imóveis rurais, que permite o controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico, além de auxiliar no combate ao desmatamento. Os proprietários rurais que estiverem inscritos no sistema garantem diversos benefícios como obtenção de crédito e seguro agrícola.

Em Alagoas, cerca de 68.869 imóveis rurais já foram cadastrados, o que equivale a 56% do total de imóveis existentes no Estado, segundo o censo agropecuário de 2006 que informa que Alagoas possui 123 mil imóveis rurais. Com a prorrogação do prazo estima-se que o número de cadastros feitos no Estado aumente.

Como fazer o CAR

Os pequenos proprietários de terra, que são aqueles que possuem até 4 módulos fiscais, podem realizar o cadastro de suas propriedades se dirigindo ao escritório da Emater ou secretaria de meio ambiente ou agricultura dos seus municípios.

Veja também  Seagri contempla produtores de Major Isidoro com entrega de 30 mil alevinos

Já aqueles que possuem imóveis rurais com área superior a 4 módulos fiscais, devem acessar o site do SICAR – Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (www.car.gov.br) para se inscreverem. Vale lembrar que o portal encontra-se em manutenção, e voltará a funcionar normalmente a partir do dia 19 de junho.

O Instituto do Meio Ambiente (IMA), por meio do setor de Gestão Florestal do órgão, também realiza o atendimento para inscrição do CAR, na sede do órgão, mediante agendamento prévio através do número 82 9 8878-9994 (que também é whatsapp).

Fonte: Agência Alagoas

Foto: Thiago Sampaio

Compartilhe: