Oficinas orientam sobre a importância de implementar a vigilância sociossistencial

Texto de Renata Bello

Responsável por alocar recursos, definir e fortalecer serviços, a Vigilância Socioassistencial em Alagoas requer atenção dos gestores municipais. Por este motivo, a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) está promovendo oficinas regionais sobre o tema.

Nesta terça-feira (8), na cidade de Maragogi, foi a vez dos municípios da região norte tirarem suas dúvidas a respeito da implantação da Vigilância Socioassistencial e sobre o Registro Mensal de Atendimentos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Na medida em que as informações  sobre ambos os centros são registradas mensalmente pelas unidades, é possível mapear tanto a oferta de determinados serviços, quanto o volume de atendimento. Assim, o RMA tem um papel essencial no planejamento e na tomada de decisões no campo das políticas públicas de Assistência Social.

Segundo a gerente de vigilância socioassistencial, Aline Rodrigues, encontros como este também é importante para orientar os gestores e técnicos sobre a implantação deste setor, já que apenas 16 municípios possuem a área formalmente estruturada.

“Sabemos também que apenas 11 municípios possuem profissionais trabalhando exclusivamente neste área. Diante destes números, o Governo do Estado tem trabalhado para que mais municípios implantem o setor e consequentemente, ampliem dos resultados e das ações sociais que estão sendo desenvolvidas em cada território”, explica.

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Além da região Norte, as regiões de Alto e Médio Sertão já participaram da oficina. Nas próximas semanas será a vez das regiões do Agreste, Metropolitana, Tabuleiros do Sul, Planalto da Borborema, Serrana dos Quilombos e Baixo São Francisco.

Fonte: Agência Alagoas

Foto: Ascom Seades

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