Policiais militares da reserva se apresentam para executar o Programa Ronda no Bairro

Texto de Ana Daniella Leite

O lançamento do Programa Ronda no Bairro já está marcado para quinta-feira (4), às 10h, no Mirante do Bairro do Jacintinho, e os militares da reserva remunerada que compõem a tropa do Programa, se apresentaram para o serviço, na manhã desta terça-feira (2), no Palácio República dos Palmares.

“O Ronda no Bairro chega para intensificar e complementar as ações de Segurança Pública já implementadas na capital, que reduziram os índices de criminalidade em Maceió. Trata-se da Polícia de Proximidade, modelo adotado com sucesso, por exemplo, em Nova Iorque”, disse o governador Renan Filho.

A tropa, que também contará com policiais da ativa, recebeu as instruções do comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), coronel Marcos Sampaio; do secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), coronel Lima Júnior e do coordenador-geral do Programa Ronda no Bairro, coronel RR Maxwell Santos. Também esteve presente a ocasião o coordenador da assessoria militar do Palácio do Governo, coronel Elvandro Omena.

Policiais militares da reserva se apresentam para executar o Programa Ronda no Bairro (Ascom Seprev)

“O programa é mais um aliado das forças de segurança pública de Alagoas, agradeço ao governador Renan Filho pelos investimentos na área. Desejo a todos os militares que aderiram a essa missão, em prol de mais tranquilidade para todos, muito foco na execução de suas funções”, afirmou o coronel Lima Júnior, secretário de Estado da Segurança Pública.

A área comercial do bairro do Jacintinho, em Maceió, será o primeiro território a ser ocupado pelo programa, com previsão para também ser executado no Centro e na Orla marítima da capital ainda no primeiro semestre deste ano.

A tropa será dividida em trios de patrulhamento, compostos por militares da reserva e da ativa, nas seguintes modalidades: a pé, de moto e de bicicleta, em dois turnos de serviço diários, das 6h30 às 14h30 e das 14h30 às 22h30. Todas as abordagens realizadas pelas patrulhas devem ser filmadas e armazenadas num servidor do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec).

Veja também  Universidade Aberta à Terceira Idade lança inscrições para oficinas

“O Ronda tem todo o apoio da Polícia Militar de Alagoas e estamos prontos para dar suporte às ações a serem implementadas pela tropa, aproveito para agradecer a cada um dos militares presentes pela adesão ao programa. Peço que todos conheçam e se alistem à tropa”, pontuou o coronel Marcos Sampaio, comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas. Policiais militares da reserva se apresentam para executar o Programa Ronda no Bairro (Ascom Seprev)

O Ronda no Bairro é um programa de governo sob a alçada das Secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e da Segurança Pública (SSP). Também conta com uma Central de Articulação de Abordagem Social composta por uma equipe multidisciplinar, que será responsável pelo reconhecimento e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade social aos órgãos e aos programas competentes.

O governador do Estado de Alagoas, Renan Filho, estará presente no lançamento do programa, que conta com uma programação extensa e diversificada para atender a comunidade: às 8h, ginástica funcional e campeonato de futsal mirim; às 9h, apresentação da banda da Polícia Militar de Alagoas e do Afoxé Omorewá; às 10h, lançamento oficial com participação do Coral do CAPS Jacintinho; às 14h, apresentação de capoeira; às 17h, coco de roda e às 19h, aula de zumba.

“Estamos prontos para ocupar a área comercial do Jacintinho, no trecho que compreendido entre a TV Ponta Verde até a Escola Municipal Lamenha Lins, com entrada na feirinha e no mirante do bairro. Essa é uma nova forma de fazer segurança, uma nova forma de conscientizar a população sobre a importância da prevenção em prol de uma sociedade mais harmônica. Esperamos criar vínculos com os moradores, frequentadores, comunidade escolar e comunidade comercial em cada um dos nossos territórios”, concluiu o coronel RR Maxwell Santos, coordenador do Ronda no Bairro.

Fonte: Agência Alagoas
Compartilhe: