Policial civil inova ao promover qualidade de vida de servidores da SSP

Texto de Amélia Sandes e Micheliny Tenório

A notícia que o servidor Emerson de Barros Correia Moura é um dos 10 agraciados com a Medalha Sílvio Viana contagiou de alegria colegas e gestores da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Na casa desde 2011, o policial encabeçou várias ações inovadoras voltadas para a qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho dos servidores da pasta.

Emerson Moura começou a carreira no serviço público em 2002 como agente de Polícia Civil. É formado em Educação Física e pós-graduado em Segurança no Trabalho. Suely Cavalcante, chefe do Setor de Ensino Integrado da SSP, local em que Emerson já trabalhou, falou sobre o amigo destacando suas qualidades profissionais e pessoais.

“Conheço Emerson há mais de dez anos. Ele já foi integrante desse setor e sempre se mostrou muito competente, responsável e organizado. Ele nos ajudou a enxergar quão necessária se faz a burocracia para o trâmite de documentos. É uma pessoa leal, um colega compromissado com o serviço público. Tenho admiração e respeito por esse amigo e colega de profissão”, disse Suely, que também é policial civil.


Emerson implantou os testes de aptidão física na Academia de Polícia Civil de Alagoas, identificou a necessidade de ações direcionadas à prevenção de doenças ocupacionais e elaborou projetos com foco na qualidade de vida.

Outra ação importante do servidor foi a identificação de um alto número de acidentes de trabalho e afastamentos para tratamento de saúde. Para ajudar a reverter o quadro, ele liderou um projeto que contou com o apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Um convênio foi firmado e o Estado de Alagoas recebeu mais de R$ 1 milhão, que foram empregados nesta área.

Foram adquiridos equipamentos para reaparelhamento do setor de fisioterapia da Polícia Militar de Alagoas, duas academias de musculação completas, além de software para uso em saúde ocupacional. Tudo à disposição dos profissionais da Segurança Pública. Atualmente Emerson ocupa o cargo de chefe do Núcleo de Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho da SSP.

Veja também  Campanha 'Agosto Dourado' irá incentivar o aleitamento materno

Capitã da Polícia Militar, Edênia Moreira é o que se pode chamar de fiel escudeira de Emerson. Juntos, conseguiram montar o Núcleo de Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho da SSP.

“Desde que conheci Emerson, em 2011, nos alinhamos em nossas perspectivas de serviço público e ele sempre teve o discurso de melhorar a qualidade de vida dos servidores da Segurança Pública. É um servidor altamente dedicado à sua missão, ético, amigo e um ótimo profissional. Por essas e outras qualidades, ele é merecedor dessa medalha”.

As palavras da capitã são referenciadas por outra colega de trabalho de Emerson. “É um servidor qualificado, competente, sonhador e compromissado. Sua bandeira é conscientizar os servidores sobre a necessidade da qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho. Ele é empenhado em garantir melhores condições de trabalho para o servidor”, ressaltou a chefe da Assessoria da Governança na SSP, capitã PM Lidiana Albuquerque.

Medalha Sílvio Vianna

Os trabalhos desempenhados pelo servidor Sílvio Carlos Luna Vianna ao Estado de Alagoas são considerados de extraordinária relevância e exemplos de coragem, dedicação, eficiência, lisura e senso superior do interesse público.

Através de decreto ficou instituída a Medalha do Mérito Silvio Carlos Luna Vianna, destinada a agraciar servidores públicos civis, do Quadro Permanente de Cargos do Serviço Civil do Poder Executivo do Estado de Alagoas que tenham de alguma forma se destacado no exercício de suas funções.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: