‘Pré-natal do homem’ é importante para fortalecer laços entre pais e filhos

Texto de Fabiano Di Pace

“Normalmente associado à figura materna, o pré-natal deve ser incentivado também entre os homens”. Esse é o alerta do médico Marcos Martins, responsável técnico pelo Programa de Saúde do Homem da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Segundo Martins, o momento da gestação pode ser utilizado para que o homem realize exames preventivos, além de promover uma participação mais efetiva em toda a gestação. “Além de acompanhar a mãe nessa etapa, o pai pode realizar exames importantes, como verificar taxas de colesterol e glicose, atualização de calendário vacinal, testes rápidos para as ISTs [Infecções Sexualmente Transmissíveis]”, destacou.

Marcos Martins reforçou que o homem deve ser incentivado a participar desse momento tão importante. “Essa iniciativa ajuda no fortalecimento do laço entre os pais e propicia mais informação e conhecimento para que eles cuidem de seus filhos da melhor forma possível”, reforçou o médico.

De acordo com Marcos Martins, a Sesau realiza capacitações para que os municípios possam realizar esse acompanhamento na Rede de Atenção Primária. “Cidades como Palmeira dos Índios, Cacimbinhas, Igaci, Olho d´Água do Casado, Matriz de Camaragibe, Arapiraca, Maceió, Murici e Pilar já foram capacitadas e receberam o Guia do Pré-Natal do Parceiro, que é confeccionado pelo Ministério da Saúde”, ressaltou.

Veja também  UDA do Barro Duro comemora um ano com o São João da Saúde

Constatação

Lucas Souza, 25 anos, pai de duas crianças, fez questão de acompanhar sua esposa em todo o pré-natal e lembrou a importância dessa atitude para todos os pais. “É um momento único. Os pais devem estar presentes durante a gestação e após. Durante esse momento, aproveitamos para cuidar da própria saúde, para que estejamos bem, visando cuidar do filho que virá”, reforçou.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: