‘Pré-natal do homem’ é importante para fortalecer laços entre pais e filhos

Texto de Fabiano Di Pace

“Normalmente associado à figura materna, o pré-natal deve ser incentivado também entre os homens”. Esse é o alerta do médico Marcos Martins, responsável técnico pelo Programa de Saúde do Homem da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Segundo Martins, o momento da gestação pode ser utilizado para que o homem realize exames preventivos, além de promover uma participação mais efetiva em toda a gestação. “Além de acompanhar a mãe nessa etapa, o pai pode realizar exames importantes, como verificar taxas de colesterol e glicose, atualização de calendário vacinal, testes rápidos para as ISTs [Infecções Sexualmente Transmissíveis]”, destacou.

Marcos Martins reforçou que o homem deve ser incentivado a participar desse momento tão importante. “Essa iniciativa ajuda no fortalecimento do laço entre os pais e propicia mais informação e conhecimento para que eles cuidem de seus filhos da melhor forma possível”, reforçou o médico.

De acordo com Marcos Martins, a Sesau realiza capacitações para que os municípios possam realizar esse acompanhamento na Rede de Atenção Primária. “Cidades como Palmeira dos Índios, Cacimbinhas, Igaci, Olho d´Água do Casado, Matriz de Camaragibe, Arapiraca, Maceió, Murici e Pilar já foram capacitadas e receberam o Guia do Pré-Natal do Parceiro, que é confeccionado pelo Ministério da Saúde”, ressaltou.

Veja também  Educação promove oficina de brinquedos reciclados em São José da Laje

Constatação

Lucas Souza, 25 anos, pai de duas crianças, fez questão de acompanhar sua esposa em todo o pré-natal e lembrou a importância dessa atitude para todos os pais. “É um momento único. Os pais devem estar presentes durante a gestação e após. Durante esse momento, aproveitamos para cuidar da própria saúde, para que estejamos bem, visando cuidar do filho que virá”, reforçou.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: