Projeto Bombeiro Mirim chega à Grota do Aterro em Maceió

Texto de Thássia Santos

O dia na terça-feira (31) começou diferente na Grota do Aterro, localizada no bairro Barro Duro, em Maceió. Foi dado início às atividades do Projeto Bombeiro Mirim, que agora faz parte do programa do governo estadual “Vida Nova nas Grotas” e está em sua segunda edição neste formato. O projeto do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), que existe há oito anos, desta vez atenderá 50 jovens entre 12 e 16 anos, promovendo a cultura de prevenção da violência e de acidentes domésticos na comunidade.

Segundo o comandante-geral da corporação, coronel BM Adriano Amaral, o Bombeiro Mirim é um importante projeto realizado pelo governo do Estado, no qual várias secretarias estão envolvidas.

“Tenho certeza de que aqui na Grota do Aterro não será diferente. Esperamos que nossa participação contribua para o desenvolvimento destes jovens para que amanhã eles sejam impactados pelo conhecimento que receberam e que isto mude suas mentes e corações para tomarem decisões corretas em suas vidas”, disse Amaral.

Disciplinas como ordem unida, que ensina as regras de formação militar; primeiros socorros, defesa civil, combate a incêndio, salvamento aquático e terrestre serão abordadas diariamente, além das matérias auxiliares, como cidadania, combate às drogas e à violência.

Veja também  Rede Acolhe inspirou criação de programa de atenção ao dependente químico de Tocantins

Os alunos serão acompanhados até o mês de janeiro de 2018 e entre eles está Isaac Ferreira, 8 anos, que já está ansioso para o início das aulas. Ele frequenta uma igreja evangélica na localidade e viu no projeto uma oportunidade de aprender sobre a profissão bombeiro militar, que é seu sonho.

Na ocasião, a presidente da Associação dos Moradores da Grota do Aterro, Maria Cícera, agradeceu emocionada a iniciativa do governo do Estado. “Agradeço por este momento ao governo e ao Corpo de Bombeiros e peço que nossa mocidade aproveite esta linda oportunidade, porque realmente foi um grande presente para todos nós”, relatou a presidente.

A banda de música do CBMAL e o grupo cultural de coco de roda Xique Xique abrilhantaram o evento com suas apresentações. Além disso, foram disponibilizados à população local os serviços de aferição de pressão arterial e informações para o combate à dengue. As crianças também tiveram um espaço para desenho e pintura.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: