Projeto Pontinho de Cultura resgata brincadeiras populares

O bairro Jardim Petrópolis receberá, nestes sábado (22) e domingo (23), a partir das 9h, o projeto Pontinho de Cultura de Brincadeiras Populares, premiado pela Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), por meio do Edital das Artes Eris Maximiano. A iniciativa tem por objetivo levar de volta às comunidades as brincadeiras tão praticadas até os anos 90, e que hoje, num mundo cada vez mais tecnológico, tornam-se raras. A ação é organizada pela Cia. Orquídeas de Fogo e será realizada sempre aos finais de semana. oferece às crianças uma alternativa aos aplicativos de dispositivos móveis e jogos eletrônicos.

Com a ajuda de ONGs parceiras, o projeto organiza, sempre aos fins de semana, dois dias de atividades lúdicas nas comunidades. As crianças de três a doze anos são parte do público alvo, mas não só eles: os pais, também, são parte importante do processo. No primeiro dia, enquanto acontecem as oficinas de criação de jogos e brinquedos infantis, os pais ou responsáveis assistem a uma palestra sobre a importância de brincar.

No segundo dia, eles entram na diversão e participam da segunda oficina, que consiste em brincadeiras que envolvem pais e filhos. Para a produtora e organizadora Luana de Macena, a iniciativa “resgatar a presença dos pais nas vidas dos filhos, porque hoje eles pensam muito no que podem oferecer financeiramente, mas estão perdendo o hábito de participar da vida dos filhos”.

Veja também  Parceria desenvolve projeto para revitalização dos coqueirais em AL

Já foram contempladas com o Pontinho as ONGs Faça um coração feliz, no bairro do Canaã, e Instituto Sociedade Alegria, no Clima Bom. Até setembro, mais cinco espaços da cidade de Maceió, além do desse fim de semana, receberão a ação.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO PROJETO

22 e 23 de julho

(9h-12h)

Jardim Petrópolis (projeto Faça um coração feliz)

05 e 06 de agosto

(14h-17h)

Levada (Projeto Erê)

12 e 13 de agosto

(9h-12h)

Jacintinho (Movimento de Humanização)

19 de 20 de agosto

(9h-12h)

Cidade Universitária (Terreiro da Mãe Neide)

26 e 27 de agosto

(9h-12h)

Riacho Doce – Unidade 2 (Instituto Sociedade Alegria)

02 e 03 de setembro

(9h-12h)

Bom Parto (Quintal Cultural)

Mateus Magalhães (estagiário) – Ascom/Fmac

Compartilhe: