Projeto Surf-salva abre inscrições para segunda turma

Texto de Alan Fagner

Sucesso em sua primeira edição, ocorrida na Praia de Jatiúca, o Projeto Surf-salva retorna em novo local, na Praia do Francês. O minicurso é promovido por guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e busca ensinar aos surfistas as formas de ajudar a prevenir, salvar e aplicar os primeiros socorros em afogados.

O Surf-salva será realizado no dia 8 de abril (sábado), de 8h ao meio-dia, em frente ao posto de guarda-vidas da Praia do Francês. Serão disponibilizadas 30 vagas com inscrições gratuitas pelo e-mail: sufsalvaalagoas@gmail.com.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), o número de óbitos por afogamento no país supera os 6 mil casos por ano, isto sem falar nos acidentes não fatais que chegam a mais de cem mil.

É comum que o surfista acabe se envolvendo em salvamentos de afogados, em sua maioria bem-sucedidos. Contudo, por não possuir treinamento na área, o resgate pode eventualmente ter um fim trágico para ele e o afogado.

“Com o Surf-salva pretendemos capacitar os esportistas profissionais e amadores do meio aquático na arte da prevenção de afogamentos e, se necessário, na realização de um salvamento e assistência de qualidade, tornando-os parceiros dos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros na missão de reduzir o número de óbitos por afogamento. Assim, convidamos os surfistas da região a participarem da segunda turma do projeto”, convida o cabo Heubert Guimarães, do Grupamento de Salvamento Aquático (GSA).

Veja também  Estado conclui Operação Tapa-buracos na Rodovia AL-101 Sul

Conteúdo

No Surf-salva os participantes receberão as seguintes instruções: introdução ao salvamento; equipe GV e surfista; geografia da praia; prevenção de afogamento; socorro com prancha; suporte básico de vida, entre outras de grande importância para a realização de um salvamento adequado e seguro.

Os interessados podem ainda ter acesso ao conteúdo teórico on-line, disponibilizado pela Sobrasa, por meio do site www.sobrasa.org. Informações pelo e-mail surfsalvaalagoas@gmail.com.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: