Projeto traz edição especial para celebrar o bicentenário de Alagoas

Texto de Renata Arruda

O Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL) promove, no próximo domingo (6), mais uma edição do ‘Concerto aos Domingos’, projeto que tem como intuito a promoção da música erudita em Maceió. O evento acontece às 10h, sempre no primeiro domingo de cada mês, e nesta edição homenageará o bicentenário de emancipação política de Alagoas.

Para a edição de agosto de 2017, o Salão Nobre do Instituto Histórico vai receber o pianista de Porto Velho, Márcio Gomes, e o renomado barítono alagoano Felipe Oliveira, trazendo no programa apenas composições alagoanas de Hekel Tavares, Tavares de Figueiredo e Almir Medeiros. O concerto tem entrada franca e será aberto a partir das 9h.

Acervo

Além do espetáculo, os visitantes podem conferir o mais representativo acervo iconográfico e documental sobre a história de Alagoas que está exposto no prédio do IHGAL. São obras de arte, conjuntos de interesse arqueológico e etnográfico, hemeroteca, biblioteca e arquivo de documentos e fotos.

Dentre o acervo presente no IHGAL está a Coleção Perseverança, que reúne peças das casas de Xangô de Maceió que resistiram ao Quebra de 1912, quando foram destruídas pelo grupo Liga dos Republicanos Combatentes e populares, em uma ação de intolerância religiosa. As peças ali existentes registram uma parte importante das raízes afro de Alagoas.

Veja também  Semarh entrega sistema de reaproveitamento da água na Cisp de Viçosa

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: