Promotora conhece estrutura de Centro de Esporte e busca parceria entre MPT e Selaj

Texto de Paulo Chancey Junior

O Centro Estadual do Esporte e Lazer (CEEL) recebeu uma visita importante na segunda-feira (16). A promotora do Ministério Público do Trabalho Virgínia Ferreira conheceu o espaço inaugurado há quase um mês, elogiou a iniciativa do Governo de Alagoas e busca parcerias que atendam jovens e adolescentes junto à Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj).

A promotora é titular da Coordenadoria de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador. Diariamente a “Coord Infância”, como é conhecida, cobra do poder público ações que beneficiem e afastem crianças e adolescentes do trabalho ilegal. No entanto, a visita ao CEEL serviu para conhecer o funcionamento do espaço.

“O Ministério Público do Trabalho tem como uma das suas prioridades o combate ao trabalho infantil. Nós sempre buscamos do poder público ações que protejam crianças e adolescentes. Cobramos, mas também buscamos parcerias. Nossa ideia é criar alternativas e um local como esse irá resgatar e tirar crianças e jovens da vulnerabilidade e dar a elas um futuro promissor”, afirmou Virgínia Ferreira.

A ideia da representante do Ministério Público do Trabalho é que as multas que são pagas por empresas que descumpriram o estatuto da criança e do adolescente sejam revertidas para construção de um espaço ou a realização de ações que interajam diretamente com o público. Em tempo, a promotora conheceu o programa Na Base do Esporte e deixou aberta a possibilidade de uma parceria.

Veja também  Com recursos da linha Pró-comunidade, Desenvolve fortalece economia na Grota do Canaã

A secretária do Esporte, Lazer e Juventude, Claudia Petuba, que apresentou a estrutura e explicou o funcionamento do CEEL, pontuou a importância de uma parceria com o Ministério Público do Trabalho.

“É de fundamental importância a visita da representante do Ministério Público do Trabalho aqui no CEEL. Isso comprova a prestação de serviço que está sendo realizada aqui neste espaço, como também, saber que o CEEL passa a servir de exemplo para o atendimento de crianças, jovens, adultos e da comunidade em geral. O Governo de Alagoas, através da Selaj, inaugurou este espaço para a população e conta com parcerias para ampliar o número de pessoas beneficiadas”, explicou a secretária.

A visita ainda contou com a arquiteta voluntária e parceira do MPT, Eneida Vaz, além da superintendente de Juventude, Maria Lucyelma, e a gerente de Políticas Públicas, Gilliane Batista, ambas da Selaj.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: