Reeducandos corrigem erros do passado com boas ações em Marechal Deodoro

Texto de Maysa Cavalcante

Os reeducandos inseridos no projeto ‘Uma nova história’ participaram de ações contínuas no município de Marechal Deodoro ao longo deste ano. Além de atuar na força-tarefa para limpar e reconstruir as áreas atingidas pelas fortes chuvas no mês de junho, os custodiados foram responsáveis pela capinagem e manutenção do Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela, em setembro.

Na terça-feira (10), o secretário executivo de Gestão Interna da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social, major Marcos Henrique do Carmo, recebeu o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Marechal Deodoro, Rafael Wong. O gestor municipal fez questão de agradecer pelo trabalho desenvolvido pelos reeducandos e doar cestas básicas para os custodiados.

Durante o encontro, que também contou com a presença da gerente de Reintegração Social da Seris, agente penitenciária Shirley Araújo, foi debatida a formalização de novo convênio para empregar mais egressos do sistema prisional no Polo Multifrabril. Atualmente existem 32 convênios com instituições públicas e privadas, uma delas é a BBAA Nordeste, situada no Polo. Ao todo, 700 reeducandos estão inseridos no mercado de trabalho através da Seris.

Veja também  Procon Alagoas alerta sobre mudanças para viajar de avião

“Além de gerar renda, o índice de reincidência inferior a 2% mostra que o trabalho realmente é a mola propulsora para a mudança de vida dos custodiados A Ressocialização está de portas abertas para promover novas parcerias com outros órgãos, sejam estaduais, municipais ou da iniciativa privada. O importante é a abertura de novos postos de trabalho para os reeducandos”, explica o secretário executivo de Gestão Interna.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Marechal Deodoro, Rafael Wong, reafirma a importância dos convênios para a sociedade. “Cerca de mil pessoas circulam diariamente pelo Polo e os serviços executados pelos reeducando garantem mais segurança para elas. O Governo do Estado está de parabéns e queremos levar esse trabalho adiante com a contratação dos egressos”, conclui o secretário municipal.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: