Representantes da ONU-Habitat conhecem o Ronda no Bairro

Texto de Ana Daniella Leite

A coordenação do Ronda no Bairro recebeu, na quarta-feira (6), em sua base administrativa, no Palácio República dos Palmares, a visita de representantes do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

Na oportunidade, o subcoordenador do programa, capitão PM Jasiel Andrade explicou a filosofia e execução do patrulhamento realizado por agentes de proximidade nos dois territórios de atuação do Ronda, áreas comerciais do Jacintinho e da Orla de Maceió.

“Nos honra a visita e o interesse desta equipe em conhecer o trabalho que está  sendo desenvolvido pelo Ronda no Bairro. A busca pela excelência no patrulhamento de proximidade oferecido à população é nosso objetivo maior”, afirmou o sub-coordenador do programa.

A coordenadora da equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda, a psicóloga Áurea Vasconcelos, junto com a cientista social Elis Lopes, explicaram que as ações sociais são específicas para cada bairro e baseadas no diagnóstico sociocultural previamente concebido. As atividades culturais e esportivas desenvolvidas em espaços de convivência mútua nos perímetros são discutidas e alinhadas de acordo com os interesses de cada comunidade. Equipe da ONU-Habitat se reúnem com coordenação do Ronda no Bairro (Foto: Ascom Ronda no Bairro)

“A troca de experiências foi bastante enriquecedora. Nós ofertamos um serviço pioneiro e inovador à população e isso nos exige flexibilidade e atenção para sempre buscar ideias e conceitos que melhorem ainda mais nossas práticas”, pontuou a psicóloga.

Veja também  Sesau orienta 77 municípios afetados pela seca sobre qualidade da água

O Dia da ONU em Alagoas: Diálogos sobre Desenvolvimento Urbano, Social e Econômico aconteceu na terça-feira (5) e trouxe, entre outros especialistas no tema, Alejandro Echeverri, arquiteto e urbanista colombiano.

“Eu gostei muito de tudo o que ouvi sobre o Ronda no Bairro, entendo que os laços e o diálogo devem ser estreitados entre esta equipe e a da ONU-Habitat para que os projetos desenvolvidos fiquem cada vez mais ricos. Com certeza levarei algumas ideias e práticas aqui desenvolvidas para a realidade do meu país”, concluiu o arquiteto colombiano.

Os integrantes da equipe da ONU-Habitat em Alagoas, Paula Zacarias, Daphne Besen e Jonatas de Paula também participaram da visita.

Fonte: Agência Alagoas
Fotos: Ascom Ronda no Bairro
Compartilhe: