Reunião ampliada aproxima conselhos estadual e municipais de Assistência Social

Texto de Renata Bello

Qualificar o controle social do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e alinhar ações para realização da Conferência Estadual de Assistência Social, marcada para acontecer no mês de setembro, em Maceió. Essas foram as principais pautas da reunião ampliada entre os conselho estadual e municipais de Assistência Social, que ocorreu nesta terça-feira (22), no Centro Cultural e Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.

Os esforços do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), e dos gestores municipais para a realização da etapa municipal de conferências, realizadas ao longo de 2017, foi lembrada pela vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de Alagoas (Ceas/AL) e coordenadora do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alagoas (CEDECA/AL), Maria das Graças Bezerra, durante a abertura do evento.

“Estarmos reunidos aqui significa mais uma batalha vencida; significa que, com muita luta, conseguimos realizar as 102 conferências municipais do estado de Alagoas. A presença de secretários, conselheiros e gestores municipais é uma prova de que estamos no caminho certo para a ampliação das discursões que levem ao fortalecimento do SUAS [Sistema Único de Assistência Social]”, disse.

Ao longo do dia os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer e tirar duvidas  sobre a Conferência Estadual de Assistência Social de Alagoas, conhecer o funcionamento da rede SuasWeb, o sistema de funcionalidades específico para a gestão do Suas que é capaz de suprir as necessidades de comunicação no âmbito do Suas e de acesso a dados sobre a implementação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

Veja também  Governo presta contas sobre atualização cadastral bancária de servidores públicos

Além disso, durante o encontro, os representantes municipais conheceram as experiências exitosas de fortalecimento de oito conselhos municipais, que conseguiram obter o Índice de Desenvolvimento dos Conselhos igual ou superior a nível 4 e com isso, tornaram-se aptos a participar do prêmio Mérito Cnas, do Conselho Nacional de Assistência Social.

Conferência Estadual

A XI Conferência Estadual de Assistência Social de Alagoas acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro e será realizado pelo Ceas/AL em conjunto com a Seades.

Entre os temas que serão abordados na conferência estadual estão o Pacto de Aprimoramento da Gestão Estadual do Suas em Alagoas e o Diagnóstico do II Plano Decenal de Assistência Social, a Garantia de Direitos no Fortalecimento do Suas, o Acesso às Seguranças Socioassistenciais e a Articulação entre Serviços, Benefícios e Transferência de Renda como Garantias de Direitos Socioassistenciais.

O secretário titular da Seades e conselheiro do Ceas/AL, Fernando Pereira, enfatiza a importância da conferência para a garantia de políticas que atendam às necessidades do cidadão em diversas áreas sociais.

“Não basta implementar a política; é necessário fazer com que o processo seja contínuo e renovável em todos os municípios. Para isso, precisamos contar com a colaboração de todos, propondo, discutindo, criticando. Enfim, fazendo da conferência estadual um momento democrático e de promoção da cidadania”, disse.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: