Samu Alagoas marca presença na 3ª edição do “Saúde em Dia”

Texto de João Victor Barroso

Fazer um alerta, em especial para os homens, sobre sinais e sintomas do Acidente Vascular Encefálico (AVE), é o intuito do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas durante o “Saúde em Dia”. O evento, promovido pela TV Gazeta, acontece no Parque Shopping, no bairro de Cruz das Almas, e teve início neste sábado (18).

Nessa terceira edição do evento, que faz alusão ao Novembro Azul – mês dedicado à saúde do homem – a população pode aferir a pressão arterial e conferir os níveis de glicose no sangue. Técnicos de enfermagem e enfermeiras do Samu Alagoas mostraram como identificar se uma pessoa está sofrendo um AVE, doença que pode ser evitada em 90% dos casos, com a mudança de hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos.

Segundo Beatriz Santana, coordenadora de enfermagem da Samu Maceió, a prevenção contra a doença é essencial, mas quando uma pessoa é acometida pelo AVE é importante a rápida identificação dos sintomas e o acionamento imediato do Samu, pelo número 192, para evitar graves sequelas e um possível óbito.

“Os principais sinais são fraqueza facial, nos quais o paciente fica com um dos cantos da boca com aparência caída, visão dupla, perda da força motora de um dos lados do corpo, dificuldade na articulação de palavras, fortes dores de cabeça, e perda de sentidos. A pessoa reconhecendo esses sintomas deve ligar para o Samu, porque quanto mais ágil o atendimento, maiores são as chances de recuperação do paciente”, afirmou a coordenadora.

A primeira pessoa a chegar na ação foi o senhor Benedito da Conceição, que saiu de Rio Largo somente para conferir como está a saúde.

Veja também  Chuvas devem ficar dentro da normalidade nos próximos trimestre

“Mesmo com 82 anos estou com a saúde muito boa. As enfermeiras diserram que a minha pressão deu um pouco elevada e vou procurar um médico”, disse.

De acordo com o major Dárbio Alvim, supervisor do Samu Alagoas, o Samu está presente nessa ação para conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da própria saúde, manter os exames em dia e ter um acompanhamento clínico correto.

“Os homens possuem uma resistência em buscar assistência médica e apenas acontece quando uma situação pré-existente se agrava. Eventos como esse servem para mostrar a necessidade do cuidado e prevenção, para se ter uma melhor qualidade de vida”, afirmou o supervisor.

Outra atividade realizada pelo Samu no “Saúde em Dia” foi uma demonstração sobre noções de primeiros socorros com técnicas de ressuscitações cardiorrespiratória, manobras de desengasgo, e os procedimentos corretos para realizar um primeiro atendimento de fratura exposta.

O analista de sistema Djalma Júnior, 56, gostou da iniciativa, porque pode saber mais sobre as atividades do Samu e noções de primeiros socorros. “As situações que foram mostradas podem acontecer com qualquer pessoa na nossa casa, e com essas manobras podemos salvar vidas”.

“Também conferi minhas taxas, que deram todas normais. O que preciso fazer agora é procurar um médico e iniciar os meus exames de próstata”, afirmou.

O “Saúde em Dia” conta com a participação do Serviço de Nutrição do Hospital Geral do Estado (HGE) e do Hospital de Olhos Santa Luzia. As ações terão continuidade neste domingo, 19, das 14h às 19h.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: