Seplag dissemina práticas do Programa 5S e forma novos auditores

Texto de Igor Gouveia

Gerar estímulos para a formação de relacionamentos mais humanos, trabalhar o bem-estar dentro do ambiente de trabalho e intensificar o desenvolvimento pessoal dos servidores públicos alagoanos. Essas são algumas das competências dos novos auditores do Programa 5S que foram treinados, nesta terça-feira (28), pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).

“Além de capacitar os novos auditores internos da pasta, o treinamento teve como intuito maior repassar algumas orientações acerca do programa para servidores de outras secretarias e órgãos do Executivo. Como trabalhamos a ideia de sermos multiplicadores, o encontro foi importante para mostrar que sempre é possível disseminar boas práticas e ideias”, explica a gerente de Planejamento da Qualidade da Seplag, Adriana Pereira.

A metodologia do 5S foi desenvolvida no Japão e origina-se de palavras que começam com a letra S: Seiri (Senso de Utilização), Seiton (Senso de Ordem), Seiso (Senso de Limpeza), Seiketsu (Senso de Saúde e Asseio) e Shitsuke (Senso de Autodisciplina).

Atualmente, um dos intuitos da Seplag é difundir o seu modelo de Gestão da Qualidade para outros órgãos estaduais, incluindo a sistemática do Programa 5S. A intenção é que eles possam se adequar a um sistema de excelência que melhore a vida dos servidores estaduais e, consequentemente, da população alagoana.

Veja também  Educação publica edital de seleção simplificada para professores bolsistas do Pronatec

“De modo geral, a ferramenta de gestão 5S é uma metodologia que tem auxiliado o Estado no processo da melhoria contínua dos produtos e serviços prestados atualmente. Por meio de uma mudança cultural, a ideia do programa é a ajudar, cada vez mais, os servidores do Executivo em seus ambientes de trabalhos”, completa Pereira.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: