Sétima edição do Governo Presente é aberta em Viçosa com inaugurações

Texto de Severino Carvalho

A sétima edição do Governo Presente foi aberta nesta quinta-feira (31), em Viçosa, a 86 km de Maceió. Durante três dias, a população de nove municípios do Vale do Paraíba alagoano será beneficiada com prestação de serviços e entrega de obras e equipamentos.

“Tenho procurado fazer um governo municipalista. Eu já fui prefeito e sei onde o calo do sapato aperta. Portanto, o Governo do Estado, que no passado era visto como distante e que de tempos em tempos fazia a recuperação de uma estrada, hoje é presente”, afirmou Renan Filho.

Na abertura do evento, Renan Filho inaugurou o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Viçosa, o oitavo já entregue em Alagoas pelo Governo do Estado. Já estão em funcionamento os Cisps de Boca da Mata, Cajueiro, Girau do Ponciano, Murici, Ouro Branco, São José da Laje e São José da Tapera.

O prefeito de Viçosa, Davi Brandão, recordou que, no início do ano, quando o município enfrentava uma forte onda de violência, o governador Renan Filho tomou medidas que reforçaram o policiamento na cidade, e a paz foi restabelecida. Ele afirmou que é preciso resgatar a credibilidade da administração pública de Viçosa. “Isso acontecendo, as parcerias vêm e as coisas acontecem, como vocês estão vendo.

Os benefícios do Governo Presente são imensos. Para você ter uma ideia, o último investimento que foi feito em infraestrutura de segurança em Viçosa foi no ano de 1965, com a construção da Delegacia Regional, que, inclusive, foi edificada pelo meu avô, Aloísio Vasconcelos, quando era prefeito. Hoje, em 2017, estamos vivendo uma nova realidade com o governador Renan Filho”, declarou Davi Brandão.

O Cisp é dotado de duas viaturas da PM e uma da Polícia Civil. A unidade de Viçosa conta com um sistema de reaproveitamento da água gerada pelos refrigeradores de ar, implantado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

“Esse Centro Integrado de Segurança Pública vai aumentar o efetivo policial de Viçosa de quatro homens por dia para doze. Ao invés de uma viatura, serão três. O município que recebe o Cisp tem o apoio dos helicópteros da Força Tarefa. Onde foram instalados, os Centros Integrados reduziram em até 80% o número de homicídios”, observou o governador.

Durante a solenidade foram apresentados os dois helicópteros do Grupamento Aéreo, que passarão a atuar no Programa Força Tarefa. As aeronaves são do modelo Esquilo B3, mais versáteis, e serão utilizadas no patrulhamento aéreo preventivo e ostensivo.

A solenidade, realizada na Avenida Firmino Maia, reuniu secretários estaduais, deputados, prefeitos de municípios da região, vereadores, dentre outras autoridades. O evento foi aberto com o desfile de viaturas e guarnições da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros (CB). A Força Tarefa de Segurança Pública fez uma simulação de abordagem a suspeito. Já o CB promoveu a simulação de um socorro à vítima de acidente.

Junto com o secretário de Saúde, Christian Teixeira, Renan Filho também entregou uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para Viçosa. O veículo faz parte das 20 ambulâncias fornecidas na quarta-feira (30), em solenidade promovida em Arapiraca. Na compra desses veículos foram investidos recursos próprios na ordem de R$ 3,8 milhões.

Veja também  Temperaturas elevadas são propícias para a proliferação de escorpiões

Renan Filho citou os investimentos em saúde, sobretudo a construção dos hospitais da Mulher e o Metropolitano, em Maceió; o Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo, e o de Delmiro Gouveia, o Regional Sertão. Ele revelou que o Governo do Estado vai edificar, em breve, o Hospital Regional do Vale do Paraíba, que ocorrerá em Viçosa, e o de União dos Palmares, cujo terreno já foi disponibilizado pelo município.

Acompanhado do secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, o governador inaugurou um poço artesiano na Avenida Firmino Maia. Eles também homenagearam a prefeita de Mar Vermelho, Juliana Almeida, por ter encerrado o lixão do município.

Na ocasião, Renan Filho lançou um desafio aos prefeitos presentes à solenidade para extinguirem os lixões em suas cidades. Aqueles que o fizerem, o município será agraciado com a doação de caminhões compactadores.

“Em Alagoas, quando assumi, apenas Maceió dava destinação correta aos seus resíduos sólidos, por meio de aterro sanitário. De lá pra cá, 30 cidades já encerraram seus lixões, e quero chegar a 70 até o próximo ano”, declarou o governador.

Ao prefeito de Pindoba, Maxwell Tenório, Renan Filho garantiu que, no sábado (2), durante a programação do Governo Presente no município, apresentará o projeto de construção da estrada asfáltica de acesso à cidade.

“Vou lhe mostrar que estou com o projeto pronto e vou autorizar a licitação para o acesso à Ufal (em Viçosa) e à cidade de Pindoba. Só existem dois municípios em Alagoas sem acesso, um deles é Pindoba. Nós já estamos fazendo o de Canapi e vamos fazer o de Pindoba e de Belo Monte, para tornar Alagoas o único Estado do Brasil com 100% dos seus municípios com acesso por asfalto”, afirmou o governador.

Após a solenidade na Avenida Firmino Maia, Renan Filho e a primeira-dama Renata Calheiros participaram, no Centro de Convenções de Viçosa, do encontro de Formação Continuada, que reuniu 250 conselheiros tutelares de nove municípios do Vale do Paraíba participantes da 7ª edição do Governo Presente. O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).

“No dia 13 de julho, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 27 anos de existência. Sem dúvidas, é uma das leis mais avançadas entre todas as nações do mundo. Infelizmente, no Brasil, não se aplica a legislação com a eficiência que se precisa para que a gente proteja nossas crianças e nossos jovens do trabalho infantil, da violência doméstica, do bullying. Portanto, fortalecer o trabalho de vocês conselheiros deve ser missão de todos nós”, declarou o governador, citando o trabalho feito pelo senador Renan Calheiros em Brasília, que já destinou 40 kits para os conselhos tutelares de cidades alagoanas, dotados de veículo e equipamentos como computadores e mobiliário.

Nas últimas seis edições do Governo Presente, cerca de 90 mil pessoas já foram beneficiadas com serviços que vão desde a emissão de documentos a exames, passando por consultas médicas, ações de prevenção, apresentações culturais, dentre outros. A intenção é ultrapassar os 100 mil atendimentos desta feita. Viçosa, Atalaia, Chã Preta, Capela, Cajueiro, Mar Vermelho, Pindoba, Paulo Jacinto e Quebrangulo sediam o evento, que prossegue até sábado (2).

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: