Três Projetos da Sesau são finalistas do VIII Concurso de Ações Inovadoras

Texto de Fabiano Di Pace e João Victor Barroso

Três projetos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) foram selecionados como finalistas do VIII Concurso de Ações Inovadoras. Além do Portal do Cidadão, foram escolhidos ainda o Procedimento Operacional Padrão para o Abastecimento do Ambulatório Assis Chateaubriand, e o Sistema de Informação para Gestão de Diárias.

Os três projetos foram desenvolvidos por servidores da Sesau e têm atuado como ferramentas para otimizar a execução de tarefas que resultam em benefícios para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), a solenidade de entrega da premiação vai ocorrer no próximo dia 7 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió.

O Sistema de Gestão de Diárias foi elaborado por analistas de sistemas da Gerência Executiva de Tecnologia da Informação (Getin) e facilitou a solicitação de diárias para os servidores da Sesau. Anteriormente, a execução deste serviço ocorria manualmente, o que demandava mais tempo para solicitar e tramitar o processo.

Já o Procedimento Operacional Padrão para o Abastecimento do Ambulatório Assis Chateaubriand foi elaborado pela equipe de farmacêuticos da unidade. Ele organizou a sessão de abastecimento de medicamentos, insumos e correlatos, evitando desperdícios e assegurando maior eficiência no atendimento à população.

Portal da Transparência

Também finalista, o Portal da Transparência apresenta serviços da Sesau que os usuários podem ter acesso e dicas sobre doenças, além de atuar como canal onde qualquer cidadão pode solicitar informações de cunho governamental. Segundo a assessora executiva da transparência da Sesau, Rita Bitencourt, o resultado é o reconhecimento do portal como importante instrumento de transparência, controle social e prestação de serviço para toda a população.

Veja também  Governo Presente conta com lançamento do Juceal Express em Paulo Jacinto

“Através do site, os usuários podem acessar informações sobre hospitais, ambulatórios, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) e todas as outras unidades ligadas à Sesau, além de saber como está o estoque de sangue do Hemoal”, salientou Rita Bitencourt.

A assessora executiva da transparência da Sesau ressaltou que o portal fornece informações sobre escalas dos profissionais e explicações sobre como o cidadão pode ter acesso a serviços como o Tratamento Fora de Domicílio (TFD). “É uma ferramenta que amplia a cidadania e a participação da população em todo o processo”, ressaltou.

Desde sua implementação o portal já registrou mais 99 mil acessos em 56 países. “São números que atestam a confiança e eficácia do portal que tem se tornado a cada dia uma parte integral da gestão pública alagoana”, reforçou o assessor técnico do portal, Dênis Albuquerque, ao informar que ele pode ser acessado através o endereço eletrônico http://cidadao.saude.al.gov.br/.

Através do Portal Cidadão, Rita Bitencourt informa que usuários podem acessar informações sobre hospitais, ambulatórios, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e muito mais.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: