Três Projetos da Sesau são finalistas do VIII Concurso de Ações Inovadoras

Texto de Fabiano Di Pace e João Victor Barroso

Três projetos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) foram selecionados como finalistas do VIII Concurso de Ações Inovadoras. Além do Portal do Cidadão, foram escolhidos ainda o Procedimento Operacional Padrão para o Abastecimento do Ambulatório Assis Chateaubriand, e o Sistema de Informação para Gestão de Diárias.

Os três projetos foram desenvolvidos por servidores da Sesau e têm atuado como ferramentas para otimizar a execução de tarefas que resultam em benefícios para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), a solenidade de entrega da premiação vai ocorrer no próximo dia 7 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió.

O Sistema de Gestão de Diárias foi elaborado por analistas de sistemas da Gerência Executiva de Tecnologia da Informação (Getin) e facilitou a solicitação de diárias para os servidores da Sesau. Anteriormente, a execução deste serviço ocorria manualmente, o que demandava mais tempo para solicitar e tramitar o processo.

Já o Procedimento Operacional Padrão para o Abastecimento do Ambulatório Assis Chateaubriand foi elaborado pela equipe de farmacêuticos da unidade. Ele organizou a sessão de abastecimento de medicamentos, insumos e correlatos, evitando desperdícios e assegurando maior eficiência no atendimento à população.

Portal da Transparência

Também finalista, o Portal da Transparência apresenta serviços da Sesau que os usuários podem ter acesso e dicas sobre doenças, além de atuar como canal onde qualquer cidadão pode solicitar informações de cunho governamental. Segundo a assessora executiva da transparência da Sesau, Rita Bitencourt, o resultado é o reconhecimento do portal como importante instrumento de transparência, controle social e prestação de serviço para toda a população.

Veja também  Procon inicia "Operação Carnavalesca" no Gunga e encontra irregularidades

“Através do site, os usuários podem acessar informações sobre hospitais, ambulatórios, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) e todas as outras unidades ligadas à Sesau, além de saber como está o estoque de sangue do Hemoal”, salientou Rita Bitencourt.

A assessora executiva da transparência da Sesau ressaltou que o portal fornece informações sobre escalas dos profissionais e explicações sobre como o cidadão pode ter acesso a serviços como o Tratamento Fora de Domicílio (TFD). “É uma ferramenta que amplia a cidadania e a participação da população em todo o processo”, ressaltou.

Desde sua implementação o portal já registrou mais 99 mil acessos em 56 países. “São números que atestam a confiança e eficácia do portal que tem se tornado a cada dia uma parte integral da gestão pública alagoana”, reforçou o assessor técnico do portal, Dênis Albuquerque, ao informar que ele pode ser acessado através o endereço eletrônico http://cidadao.saude.al.gov.br/.

Através do Portal Cidadão, Rita Bitencourt informa que usuários podem acessar informações sobre hospitais, ambulatórios, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e muito mais.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: