Unidades da Sesau atenderam mais de 3.700 pessoas no carnaval

Texto de Fabiano Di Pace, Josenildo Torres e Davi Salsa

Durante as festas carnavalescas as unidades mantidas pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) atenderam 3.780 pessoas na capital e interior de Alagoas. Deste total, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (15), o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, atendeu 2.058 pessoas e o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, assistiu 751 pessoas.

De acordo com o Setor de Estatística do HGE – maior hospital público do Estado e principal referência no atendimento de urgência e emergência – os casos clínicos foram 1.402 no feriadão de Momo. Em seguida foram os acidentes casuais, com 397 casos.

Também foram atendidas 152 vítimas de acidentes de trânsito, 72 de agressões, incluindo arma de fogo e armas brancas. Os dados divulgados apontam, ainda, que 27 pessoas foram atendidas em razão de acidentes de trabalho, seis por queimaduras e duas por tentativa de suicídio. O HGE realizou 65 procedimentos cirúrgicos durante o feriadão, 1.594 altas foram concedidas e 145 transferências efetuadas para hospitais de retaguarda.

Arapiraca

Já no Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, das 751 pessoas atendidas durante o carnaval, 163 se envolveram em acidentes de trânsito. Desse total, 159 foram vítimas de problemas relacionados a motocicletas.

Veja também  Assinada ordem de serviço para recuperação de 9 estações de tratamento de água no Sertão

O Hospital de Emergência do Agreste é referência em traumas de Média e Alta Complexidade para mais de 50 municípios de Alagoas. A unidade também atende algumas cidades de Pernambuco, Sergipe e Bahia.

Samu

O Setor de Estatística do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registrou 6.989 ligações no período carnavalesco. Desse total, 898 atendimentos foram registrados, sendo 462 presencialmente, por meio das ambulâncias e 436 via telefone, através dos médicos reguladores. 

Hemorrede

Durante o feriadão do carnaval o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) liberou 73 bolsas de sangue. Deste total, o HGE foi à unidade que recebeu o maior quantitativo, sendo 27 no total. Em seguida aparece o Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe, que foi contemplado com 23.

O Hospital do Açúcar requisitou 15 bolsas de sangue durante a festa de Momo e o Santo Antônio, também situado em Maceió, recebeu quatro. Ainda foram contemplados com sangue os Hospitais Ortopédico (2), além do Hélvio Auto e Universitário, com uma bolsa cada um.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: