Vacinação contra febre aftosa se encerra nesta quinta-feira (30) em Alagoas

Texto de Dorgival Junior

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) informa que será encerrado na próxima quinta-feira (30) o prazo para que o criador vacine os bovinos e bubalinos, na faixa etária de zero até 24 meses, contra a febre aftosa.

A segunda etapa da campanha de vacinação teve início no dia 1º de novembro. Deverão receber a dose antiaftosa, aproximadamente, 500 mil animais de um rebanho de 1,1 milhão de cabeças.

Apesar da mudança adotada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que restringe a vacinação para animais – nesta etapa de novembro – até dois anos de vida, o criador continua sendo obrigado a fazer a declaração de todo o rebanho existente na propriedade nos escritórios da Adeal até o dia 15 de dezembro.

De acordo com o órgão de defesa agropecuária de Alagoas, o criador que deixar de vacinar e de declarar os animais estará sujeito ao pagamento de multa e demais penalidades previstas em lei, a exemplo do impedimento de comercializar e circular com os animais.

No caso da não vacinação, o valor a ser pago corresponde a dez Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL) ou R$ 242,90. Já a não declaração corresponde a uma multa de 30 UPFAL ou R$ 728,70.

Veja também  IMA promove Dia da Caatinga com programação especial em Alagoas

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: