Valorização da vida é destaque na programação do Setembro Amarelo

Texto de

“Porque vale a pena viver” foi tema de palestra ministrada na manhã desta terça-feira (26), pelo médico Jean Rafael, na Unidade Básica de Saúde Dr. Daniel Houly, no bairro Brasília. A atividade faz parte da programação da campanha Setembro Amarelo, de conscientização e prevenção do suicídio, promovida pela prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal da Saúde.

Durante todo o mês, ações estão sendo realizadas em diferentes pontos da cidade. Com destaque para as Unidade Básicas de Saúde (UBS), Centros Especializados, espaços públicos e escolas. E neste dia 26, a direção da UBS do bairro Brasília preparou a sala de espera para receber alunos da Escola 31 de Março, convidados a participar da programação.

Palestra

A palestra “Porque vale a pena viver”, foi um convite aos jovens a pensar e falar sobre as suas vidas, planos, motivações e dificuldades. O médico Jean Rafael destacou a valorização a vida, utilizado questionamentos, dados, vídeo e exemplos.

“Falar é a melhor prevenção. Com base na afirmação, tema da campanha Setembro Amarelo, organizei uma abordagem aberta com os alunos, apresentando índices de suicídio, tipos de motivações e destacando a importância de compartilhar os sentimentos, levando-os a pensar o porquê vale a pena viver”, ressaltou.

Veja também  Sesau divulga funcionamento das unidades de saúde no feriado da Independência

IMG_4251

Atividades

Além da palestra, os alunos receberam informações e tiraram dúvidas sobre saúde bucal, com a dentista Veugva Dionísio. “Aproveitemos a oportunidade para também orientar e incentivar os jovens da nossa comunidade a cultivar o hábito dos cuidados com a boca e a importância da visita regular ao dentista”, destacou.

Para Wattysom Tarllysom Silva, estudante do 9º ano, o convite foi uma novidade que ele aprovou. “Sair da escola e participar dessa ação na UBS do bairro foi uma experiência enriquecedora. Com os profissionais, aprendemos, de maneira dinâmica,  mais aspectos sobre os temas abordados”, declarou.

 

Compartilhe: