Filme São Bernardo encerra Semana Graciliano Ramos, no Cine Arte Pajuçara

Texto de Teresa Machado

A Semana Graciliano Ramos foi encerrada com uma sala lotada de espectadores para assistir ao filme São Bernardo, na noite desta quarta-feira (29), no Cine Arte Pajuçara. O longa-metragem, baseado na obra homônima do homenageado e dirigido por Leon Hirszman, prendeu a atenção da plateia que prestigiava o tributo ao escritor alagoano, dentro das atividades em comemoração aos 200 anos de Emancipação Política de Alagoas.

Filmado em 1971, no município de Viçosa, o drama conta a história de Paulo Honório, um próspero fazendeiro. O longa é classificado pela Associação dos Críticos de Cinema (Abraccine) como um dos 100 melhores filmes brasileiros.

“Vim assistir ao filme que é baseado na obra do grande escritor Graciliano Ramos. Fico feliz que estejam acontecendo ações como esta que valorizam a nossa cultura e dá mais conhecimento sobre as produções alagoanas”, disse a gestora ambiental Valdiane Maia.

O secretário de estado da comunicação, Ênio Lins, falou da importância em difundir o sentimento de pertencimento do alagoano. “As ações comemorativas ao bicentenário espalham a referência de alagoanidade. No mês de março, lembramos Graciliano Ramos, seguindo um roteiro da vida do escritor baseado em algumas de suas obras”, falou.

Veja também  Escola de Governo promove melhorias dentro da máquina pública alagoana

Durante três dias, o Governo de Alagoas exibiu filmes baseados nas obras de Graciliano Ramos: Memórias de Cárcere, Vidas Secas e São Bernardo. Estudantes da rede pública de ensino integral tiveram sessões em horário especial.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: