Filme Vidas Secas é atração nesta terça (28) na Semana Graciliano Ramos

Texto de Renata Arruda

A programação da Semana Graciliano Ramos tem continuidade nesta terça-feira (28) com a exibição do filme Vidas Secas, baseado numa das maiores obras do escritor alagoano. O longa-metragem será exibido no Cine Arte Pajuçara, às 20h. A programação faz parte das comemorações dos 200 anos da emancipação política de Alagoas.

“Incentivaremos a sociedade, em todos os níveis, a se envolverem, para promover autoconhecimento e valorização da história alagoana. Por isso é que a comemoração dos 200 anos precisa ter brilho e conteúdo”, afirmou o secretário de Comunicação do Estado, Enio Lins.

Vidas secas é um filme de 1963, com o gênero drama, dirigido por Nelson Pereira dos Santos para a Herbert Richers. O roteiro é baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos. As filmagens da película aconteceram no interior de Alagoas nas cidades de Minador do Negrão e Palmeira dos Índios.

Em cena, uma família de retirantes arrasada pela seca, atravessa o sertão em busca de sobrevivência. Fabiano, Sinhá Vitória, o menino mais velho, o menino mais novo e a cadela Baleia, são os personagens principais presentes na caatinga de 1941.

O filme de Nelson Pereira dos Santos se tornou um dos mais conhecidos do Cinema Novo, movimento que abordava problemas sociais do Brasil.

Veja também  Casal inicia construção de Estação de Tratamento de Esgoto

Foi considerado pelo British Film Institute o único filme brasileiro a ser uma das 360 obras fundamentais em uma cinemateca e 2015, entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) como sendo um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

A exibição de filmes continua até quarta-feira (29) com São Bernardo. As sessões de hoje e amanhã serão às 20h, no Cine Art Pajuçara.

PROGRAMAÇÃO DE EXIBIÇÃO DOS FILMES – MACEIÓ

28 de março – 20h Vidas Secas – Cine Arte Pajuçara

29 de março – 20h São Bernardo – Cine Arte Pajuçara

Local: Cine Arte Pajuçara

Fonte: Agência Alagoas

 

Compartilhe: