“Memórias do Cárcere” é exibido em Maceió e emociona plateia

Texto de Renata Arruda

Por pouco mais de três horas, o filme Memórias do Cárcere, dirigido e roteirizado por Nelson Pereira dos Santos, emocionou e arrancou risadas do público na primeira noite de exibição de filmes sobre as obras de Graciliano Ramos, no Cine Art Pajuçara.

A exibição do longa-metragem de 1984, produzido a partir de uma obra homônima do escritor alagoano, trata da etapa em que Graciliano foi preso em Alagoas e Rio de Janeiro sob as ordens da polícia do Estado Novo no Brasil.

Além de atores como Carlos Vereza e Glória Pires interpretando Graciliano e sua esposa Heloísa, alguns atores alagoanos fizeram participações de destaque no filme como Chico de Assis e Jofre Soares.

Minutos antes da sessão de abertura, o ator Chico de Assis, um dos personagens do filme no papel de Tenente, disse ao público que o longa foi sua primeira oportunidade no cinema.

“Foi minha primeira oportunidade como ator no cinema, ainda mais num filme do Nelson Pereira dos Santos, um grande cineasta, que amava Alagoas e mostrava nosso estado pra o Brasil inteiro”, disse.

Já o ator Jofre Soares, falecido em 1996, havia se aposentado como marinheiro, e se dedicava ao teatro amador e ao circo em Palmeira dos Índios, quando o cineasta Nelson Pereira dos Santos o conheceu e o convidou para fazer o filme Vidas Secas, e posteriormente Memórias do Cárcere, ambos baseados na obra de Graciliano Ramos.

Veja também  Governo garante reajuste nacional de piso para professores na folha deste mês

“O Jofre já estava aposentado da Marinha, vivia no interior tocando projetos paralelos no teatro quando o Nelson Pereira o descobriu e aí ele iniciou uma nova carreira. A partir de Vidas Secas, ele fez inúmeros filmes, foi morar no Rio de Janeiro e São Paulo”, afirmou o secretário de Comunicação, Enio Lins.

O longa-metragem foi visto por um público que lotou as cadeiras dispostas no espaço, no cine Art Pajuçara, até o fim da exibição.

A exibição de filmes que faz parte das comemorações dos 200 anos da emancipação política de Alagoas, continua nesta terça-feira com Vidas Secas e na quarta-feira (29) com São Bernardo. Ambas as sessões serão exibidas às 20h, no Cine Art Pajuçara.

PROGRAMAÇÃO DE EXIBIÇÃO DOS FILMES – MACEIÓ

28 de março – 20h Vidas Secas – Cine Arte Pajuçara

29 de março – 20h São Bernardo – Cine Arte Pajuçara

Local: Cine Arte Pajuçara

Fonte: Agência Alagoas

 

Compartilhe: