Escolas têm até o dia 19 para se inscrever na 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia

Texto de Manuella Nobre

Será encerrado neste domingo (19), o prazo para as escolas garantirem sua participação na vigésima edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até este domingo (19), pelo site www.oba.org.br.

Realizada em fase única, a OBA acontece no dia 19 de maio e é voltada para todos os estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas ou particulares. As unidades participantes receberão todo o material de apoio necessário à aplicação das provas, compostas por dez perguntas, sendo sete de astronomia e três de astronáutica.

Paralelamente à Olimpíada, acontece a 11ª edição da Mostra de Foguetes, a MOBFOG, que consiste no lançamento de foguetes de quatro tipos diferentes, conforme o nível do aluno. A MOBFOG também tem uma única fase e ocorre na própria escola, onde pode ser realizada até o dia 19 de maio. A novidade deste este ano é que professores também poderão construir e lançar foguetes.

Resultados

Em 20 anos de existência, a OBA já superou a marca dos 8 milhões de participantes e distribui, anualmente, cerca de 40 mil medalhas. Em 2016, a Olimpíada teve a participação de 744.107 estudantes de 7.915 escolas de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal. Já a MOBFOG, em 2016, contou com 86.606 alunos. Para essa edição são esperados mais de 100 mil alunos.

Veja também  Seris e Raízes de África promovem a igualdade e dignidade no cárcere

Em Alagoas, escolas da rede pública estadual também foram destaque na competição em 2016, com alunos medalhistas tanto na OBA quanto na Mostra de Foguetes. Dentre estas, estão Gilvânia Ataíde, Manoel de Araújo Doria e Teotônio Vilela, em Maceió, e Francisco Domingues, de Limoeiro de Anadia.

Fonte: Agência Alagoas

Compartilhe: