Ações da campanha Julho Amarelo seguem até o final do mês

As ações da campanha Julho Amarelo, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio dos programas de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais (IST/Aids e Hepatites Virais), continuam sendo executadas em diferentes localidades da cidade de Maceió. A programação continua na próxima quarta-feira (26) e o intuito da campanha é levar informação à população sobre a importância do diagnóstico precoce das doenças virais.
Desde o início do mês, os bairros do Centro, Jacintinho e Jaraguá já receberam os serviços gratuitos de aferição de glicemia, testes rápidos de hepatite e aplicação de vacinas. Para receber a dose da vacina contra hepatite B, é necessário levar um documento de identificação com foto e o cartão de vacinação.

Neste ano, o tema da campanha é “Hepatites B e C, faça o teste”, e a ideia é reforçar a atenção da população em relação aos outros tipos da doença silenciosa. Mardjane Lemos é Coordenadora Geral do Programa de Hepatites Virais da SMS e informa que o foco principal são as hepatites que se cronificam.

“Muita gente não tem essa noção, mas as hepatites B e C são capazes de provocar cirrose hepática e câncer de fígado. A programação é bem ampla para o mês de julho, com testagem, aconselhamento, orientação e também a distribuição de preservativos”, reforça.

Formas de transmissão
A coordenadora ainda ressalta que as formas transmissão dos diferentes tipos de hepatite são mais comuns do que se imagina. “As hepatites são muito mais fáceis de se transmitir no que o HIV, por exemplo. Elas são transmitidas tanto durante a relação sexual, como também através de alicates de unha, materiais odontológicos e de estúdios de tatuagem não esterilizados, além das demais formas”, explica Mardjane.

Veja também  CSA e Tombense: confira mudanças no trânsito

Confira a programação das próximas ações da campanha
26/07 – Mutirão de testagem para hepatites (Bloco I do Pam Salgadinho). Público- alvo: pessoas com mais de 40 anos;

25/07 – Cras Cacilda Sampaio (Vergel) – 14h – testes rápidos para hepatites, glicemia e vacinas. Público alvo: pessoas com mais de 40 anos atendidas pelo Cras;

27/07 – Cras Bebedouro – 14h – testes rápidos para hepatites, glicemia e vacinas. Público alvo – pessoas com mais de 40 anos atendidas pelo Cras;

28/07 – Dia Mundial de Combate as Hepatites Virais;

– Capacitação em hepatites virais para profissionais das Unidades Básicas de Saúde. Local: Conselho Regional de Medicina às 8h;

– Mutirões de testagem para hepatites. Locais: Shopping Maceió, Hospital Escola Helvio Auto e Hospital Universitário.

29/07 – Mutirão de testagem para hepatites. Local: Shopping Pátio para pessoas com mais de 40 anos.

 

Camila Barbosa (estagiária)/ Secom Maceió

Compartilhe: